Pauleta vai abrir escola de futebol em França

Pauleta vai abrir escola de futebol em França

22 de Junho, 2016 Não Por Azores Today

Pedro Pauleta vai abrir a primeira filial da sua escola de futebol na cidade francesa de Amiens, a cerca de 120 km a norte de Paris. A inauguração da École de Football Pauleta/Sportzone, assim será denominada, está prevista para o próximo dia 19 de Setembro.

Composto por cinco campos de futebol, piscina, ginásio, entre outras valências, esta escola irá proporcionar excelentes condições para a prática do desporto. Este complexo irá funcionar de acordo com as metodologias de treino muito semelhantes das aplicadas na escola que Pauleta já tem na ilha de S. Miguel, nos Açores, escola que, realce-se, começou com 80 crianças e hoje tem cerca de 300, entre os 3 e os 14 anos, com 9 equipas em competição.

A abertura desta Escola é o concretizar de um dos sonhos da Fundação Pauleta que há muito tencionava criar uma escola deste tipo fora do arquipélago açoriano.

O protocolo para a abertura da Escola teve ligar no dia 13 de Maio de 2016. Pedro Pauleta e Dário Moreira, Diretor Executivo da École, assinaram o referido protocolo, dando assim o pontapé de saída da Escola, cuja actividade terá como base e filosofia metodológica tudo o que foi padronizado ao longo das doze épocas de funcionamento da Escola de Pauleta.

Conforme é referido no site da Fundação Pauleta “ao longo destas épocas organizámos e dinamizámos várias atividades com o intuito de promover o nome da Escola a nível local, regional, nacional e internacional, objetivo que conseguimos atingir época após época. Hoje, não temos dúvidas em afirmar que internacionalizámos a Escola de Futebol Pauleta”.

Recordamos que Pedro Miguel Carreiro Resendes, mais conhecido como Pauleta ou pela alcunha de “Ciclone dos Açores”, foi um proeminente jogador português de futebol, avançado (ponta de lança) de raiz, nascido no arquipélago de Açores. Jogou durante vários anos na Selecção Portuguesa tendo-se tornado recordista histórico de golos pela selecção, ultrapassando a marca de 41 golos de Eusébio, a 12 de Outubro de 2005 contra a Letónia. Ao todo, Pauleta anotou 47 golos pela seleção portuguesa, vindo a ser ultrapassado por Cristiano Ronaldo. Na temporada 2003/04 ingressou no Paris Saint-Germain e ajudou os parisienses a conquistar o seu primeiro troféu em seis anos, ao apontar o único golo na final da Taça de França, diante do Châteauroux. No campeonato, Pauleta demonstrou a eficácia habitual, assinando 18 golos em 37 jogos. Em 2010, Pedro Pauleta foi eleito melhor jogador de sempre do PSG e, em agosto de 2015, foi eleito o terceiro melhor jogador do séc. XXI em França, onde jogou 8 anos (tendo também representado as cores do clube de futebol de Bordéus), numa votação do canal Eurosport. A ligação que Pauleta mantém com França é bastante forte e por isso, continua a ser muito acarinhado e reconhecido pelos franceses, factos que deverão ter pesado decisivamente para a decisão de abrir a École de Football Pauleta/Sportzone.