FESTIVAL LAGOA BOM PORTO COM BALANÇO POSITIVO E PRÓXIMA EDIÇÃO PROMETE MAIS QUALIDADE

FESTIVAL LAGOA BOM PORTO COM BALANÇO POSITIVO E PRÓXIMA EDIÇÃO PROMETE MAIS QUALIDADE

20 de Junho, 2016 Não Por Azores Today

13497886_532977443572704_8897848643792765832_oO Porto dos Carneiros, na Cidade de Lagoa, recebeu nos dias 17, 18 e 19 de junho o Festival Lagoa Bom Porto, festa em Honra de São Pedro Gonçalves Telmo. Um festival que este ano ganhou uma nova denominação e uma nova dinâmica.
Trata-se pois de um festival organizado pelos pescadores da Lagoa, através da Associação de Pescadores Lagoa Bom Porto – Açores, com o incondicional apoio da Câmara Municipal financeiro e logístico, onde, este ano, a música se aliou ao artesanato e à gastronomia, sendo que nos três dias do festival decorreu também uma feira de artesanato.
O balanço do festival este ano é claramente muito positivo, fruto também da vinda de um artista nacional, Diogo Piçarra, assim como das inovações que foram realizadas, em termos gastronómicos, como a dádiva de caldo de peixe a toda a população ali presente. Para a organização foi, sem dúvida, uma aposta ganha.
No domingo teve lugar a habitual missa seguida de procissão, com a realização do habitual cortejo marítimo com a imagem, onde, uma vez mais, foi notória a massiva participação dos pescadores e população em geral. Como já é tradição, teve lugar ainda o churrasco de peixe.
O destaque vai claramente para o empenho dos pescadores deste porto que, apesar das dificuldades que o setor piscatório enfrenta, envolveram-se com generosidade e afinco para o sucesso de mais esta festa em honra de São Pedro Gonçalves Telmo, proporcionando momentos claros de convívio e de partilha.
Considerando que, para 2017, irá comemorar-se o décimo aniversário desta festa, a organização garante mais inovações para que, a a curto prazo, estas festividades ganhem ainda mais qualidade, tornando-se num evento, a curto prazo, âncora na Lagoa.
Passeios de barco pela orla costeira lagoense, espetáculo e animação infantil foram outras actividades realizadas no âmbito deste festival que, recorde-se, é organizado pela Associação Bom Porto, dos pescadores do Porto dos Carneiros, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa.