PROGRAMA DE VERÃO APOSTA FORTE NA DINAMIZAÇÃO DA RIBEIRA GRANDE

PROGRAMA DE VERÃO APOSTA FORTE NA DINAMIZAÇÃO DA RIBEIRA GRANDE

8 de Junho, 2016 Não Por Azores Today

13411959_1173657736007344_2714607693636168402_oO programa das festas da cidade e do concelho da Ribeira Grande estendem-se por quatro meses (de 10 de junho a 30 de setembro) e englobam diversos eventos culturais, recreativos, desportivos e religiosos que vão animar o centro histórico e as mais diversas freguesias ao longo do verão.

Novamente sob o lema “Verão é na Ribeira Grande”, destacam-se, como não podia deixar de ser, as tradicionais e ímpares Cavalhadas de São Pedro (29 de junho), que serão antecedidas pelas marchas de São Pedro (28 de junho), que este ano comemoram a 25.ª edição com o lançamento de um selo alusivo às bodas de prata.

No dia 29 de junho, feriado municipal, a sessão solene comemorativa do 35.º aniversário de elevação da Ribeira Grande a cidade vai distinguir diversas personalidades, como de resto tem sido norma ao longo dos anos.

Com um orçamento de 74 mil euros, o programa de verão visa continuar a dinamizar a cidade e o concelho, projetando a Ribeira Grande para o exterior. Com eventos de referência a nível regional, nacional e internacional, a dinâmica imprimida desde 2014 tem contribuído para o desenvolvimento do comércio local e para a criação de condições de emprego.

Eventos como a Feira Quinhentista já dispensam apresentações – no ano passado recebeu cerca de vinte mil visitantes – e outros vão crescendo e afirmando-se, como é o caso do festival de balões de ar quente que vai para a segunda edição e promete voltar a colocar a Ribeira Grande nos destaques internacionais.

O festival internacional de folclore do Porto Formoso, que este ano conta com a vinda de grupos do México e da Roménia, e que se realiza a 6 de agosto, pretende ser um marco na ilha, naquela que é uma amostra das tradições locais.

Ao concelho mais jovem dos Açores não poderia faltar mais um festival Monte Verde que assinala, este ano, o quinto aniversário com um cartaz bastante atrativo. O festival RFM, que se realiza no final de julho, é outro ponto alto para quem é apreciador de música.

Todo o programa de verão que se estende de junho a setembro tem o propósito de continuar a trazer cada vez mais pessoas à Ribeira Grande, fomentando o comércio local que, por ocasião da Festa do Comércio, contará com uma novidade: o festival Sensations!