Exposição de Fotografia "Da Nossa Terra… O Pónei da Terceira"

Exposição de Fotografia "Da Nossa Terra… O Pónei da Terceira"

1 de Junho, 2016 Não Por Camara Municipal de Angra do Heroismo

Exposição de Fotografia “Da Nossa Terra… O Pónei da Terceira”

Inaugura, no próximo dia 3 de junho (sexta-feira), às 19h00, no Foyer do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, a exposição de fotografia da Associação de Criadores e Amigos do Pónei da Terceira, intitulada “Da Nossa Terra… O Pónei da Terceira”.

A 27 de janeiro de 2014 o Pónei da Terceira foi reconhecido como raça autótone portuguesa, ficando os Açores, e em particular a ilha Terceira, na história da criação equina em Portugal.

O Pónei da Terceira é um animal de pequenas dimensões, com proporções e andamentos muito corretos e equilibrados, confundindo-se com um puro-sangue Lusitano em ponto pequeno. São animais rápidos, inteligentes, extremamente dóceis e de fácil maneio.

Estudos genéticos, que englobaram mais de 60 raças de cavalos representantes da África, da América, da Ásia e da Europa, indicam uma grande proximidade entre o Pónei da Terceira e cavalos da América do Sul, nomeadamente das raças Passo Fino de Porto Rico e Crioulo Venezuelano, sugerindo que o Pónei da Terceira poderá ser um representante dos cavalos existentes na Península Ibérica aquando dos Descobrimentos.

Tendo como base uma população de animais que serviam na agricultura, pretende-se consolidar e melhorar em termos morfológicos e funcionais a população atual.
A sua sustentabilidade futura passa pela divulgação e utilização do Pónei da Terceira a nível nacional e internacional, com a sua nova função no desporto equestre e na formação dos jovens cavaleiros e atividades turísticas como, por exemplo, passeios equestres nos Parques de Ilha.

Esta exposição visa assim, divulgar e promover o Pónei da Terceira, aproveitando as Sanjoaninas como a época ideal para atingir não só o público local, mas também todos os quantos visitam Angra do Heroísmo para as festividades.

Deixe o seu comentário:

  • Cultura e Lazer
  • 46
  • Classificar:
  • Partilhar no Facebook
  • Publicado a Quarta, 01 de Junho de 2016

Fonte: Câmara Municipal de Angra do Heroísmo