Ilustrar Açores, o livro de colorir já tem corpo

Filipe Gomes
Filipe Gomes

A MiratecArts lançou um desafio a ilustradores açorianos para criarem imagens alusivas ao arquipélago. A ideia deste concurso tem como produto final a publicação do livro de colorir, Ilustrar Açores.

Até à data, 12 ilustradores participaram no concurso e 21 imagens já foram escolhidas para o livro. “Ainda não está completo, por isso quem não participou pode mandar suas ilustrações para a associação,” diz o diretor artístico Terry Costa. “O concurso oficial terminou e temos o vencedor da centerfold do nosso primeiro livro de colorir sobre os Açores, ilustrado por açorianos, mas ainda estamos a dar oportunidade a mais artistas que queiram participar.” Interessados podem mandar suas imagens para a MiratecArts através do email info@mirateca.com até 1 de Março. 

“O Pico é um navio” é a ilustração vencedora da centerfold, que será publicado como um cartaz desdobrável. O artista autor da obra é o jovem picoense Filipe Gomes. 
“Um rapaz sempre curioso pelo mundo que me rodeava. Na adolescência descobri o desenho a lápis como uma forma de expressão. Materializava aquilo que tinha no meu interior, que não podia ser partilhado de outro modo. Abriram-se janelas para mundos de fantasia, dúvidas sobre a vida e a morte, ou sobre o tempo. Ao longo dele, provei outras artes, como a fotografia, a música e o cinema. Renasce agora a ilustração de um modo mais sério, à descoberta de novas realidades imaginárias,” diz o artista de si próprio.

Quanto à obra, o objectivo do artista foi interpretar, de outro modo, o formato da ilha do Pico, vista de São Jorge. De lá, faz lembrar um navio com a sua chaminé. “O Pico é como que um navio, estendido ao cumprido no oceano, com a sua alta chaminé de onde saem os fumos das caldeiras que fazem andar esta ilha,” explica Filipe Gomes. “Sobre si leva vinhas, casas, animais, árvores e picarotos. Um mundo em miniatura. Na sua dianteira vai o farol que abre caminho por entre meio das noites.”

Além de ser premiado com cartaz e da sua imagem ser a promoção deste primeiro livro de colorir sobre os Açores, Filipe Gomes também tem a oportunidade de ilustrar a capa do livro “Novas Vozes Açorianas” que a MiratecArts está a elaborar para publicação ainda nesta sua quinta temporada. O artista, agora residente no continente português, também se vai apresentar com seus trabalhos na ilha do Pico, este junho, durante o Azores Fringe Festival. 

Com estas publicações, a MiratecArts lança uma nova faceta da associação como editora de livros. 

Outros concursos MiratecArts, abertos a participação para este ano de 2016, inclui “O Pico em Video” e “Fotografando o Bremim da Montanha” em que qualquer indivíduo pode participar. www.mirateca.com

Ver também

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO INSTITUTO DE SANTA CATARINA No passado dia 3 do corrente…

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO INSTITUTO DE SANTA CATARINA No passado dia 3 do corrente…

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO INSTITUTO DE SANTA CATARINA No passado dia 3 do corrente mês, o Instituto de Santa Catarina, comemorou o seu 100º Aniversário contando com a presença da Secretária Regional da Solidariedade Social, Drª Andreia Cardoso que presidiu a sessão solene. No decorrer da mesma o Historiador da Nossa Terra, Senhor Frederico Maciel…