COLABORADORES DA AUTARQUIA LAGOENSE BENEFICIAM DE VISITA ORIENTADA POR TOMAZ BORBA VIEIRA

12694770_480794792124303_6430096720613123494_oUm grupo de cerca de 20 colaboradores, essencialmente da área de educação e cultura da Câmara Municipal de Lagoa, esteve à conversa com Tomaz Borba Vieira, numa visita orientada à sua exposição “Pernalta” organizada pela Biblioteca do município.

Esta iniciativa insere-se na linha de atuação da Área da Educação e Cultura da autarquia lagoense, que tem vindo a adotar uma política de investimento na educação e formação de públicos, sem descurar os próprios funcionários. Esta ação possibilitou que os presentes tivessem contacto com o autor da obra, conhecessem pelas suas palavras a exposição.

Foi neste sentido que o patrono da Biblioteca Municipal captou a atenção e o interesse dos presentes, divulgando histórias da sua infância, nomeadamente com o seu avô, e que deu então origem à realização da prestigiosa e surpreendente exposição “Pernalta”. Ficaram a saber que a mesma tem como ponto de partida uma figura de metal, onde o avô do pintor colocava um relógio. Na ocasião, Tomaz Borba Vieira, demonstrou a figura de metal referindo que era “ a primeira vez que esta figura sai à rua”. O pintor falou igualmente da componente técnica das obras, da gestão do espaço, da composição, da cor e da forma. Francisco de Aquino, responsável pela conceção expositiva com Fernando Resendes, esteve igualmente presente nesta atividade de mediação da obra com o público explanando outros aspetos mais subjetivos e pessoais aquando da contemplação das obras de arte.

Para a coordenadora da área da educação e cultura, Teresa Viveiros, esta é uma ação de suma importância, visto que não raras as vezes as instituições trabalham para o público exterior, descurando a necessidade de se investir igualmente nos recursos internos. A mesma reforça que não é a primeira vez que a iniciativa é realizada, visando aproximar diferentes agentes educativos do autor das obras, dar conhecer a narrativa da exposição, bem como aspetos mais técnicos.

No final da visita que contou com a presença da Vereadora Elisabete Tavares, o grupo de colaboradores da autarquia puderam colocar algumas questões e aprofundar alguns aspetos.

Refira-se que a exposição “Pernalta” estará patente ao público até dia 20 de março, sendo que os interessados em visitá-la poderão fazê-lo de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, e aos sábados das 10h00 às 16h00.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

 

Visita de colaboradores, da Câmara Municipal de Lagoa, à exposição "Pernalta" de Tomaz Borba Vieira

Publicado por Câmara Municipal de Lagoa – Açores em Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2016

Ver também

16 de novembro de 2018 – Folga – Farol da Ponta da Barca -…

16 de novembro de 2018 – Folga – Farol da Ponta da Barca -…

16 de novembro de 2018 - Folga - Farol da Ponta da Barca - Barro Vermelho - Calhau Miudo