contador gratuito
Quarta-feira , 20 Junho 2018

ENTRADA NOS NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS CASA DAS MEMÓRIAS E MERCEARIA CENTRAL PASSA A SER GRATUITA PARA RESIDENTES NO CONCELHO

A Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, tornou público, em edital de 25 de janeiro, a aprovação da isenção de pagamento de entrada nos núcleos museológicos Casa das Memórias – Convento dos Franciscanos e Mercearia Central – Casa Tradicional aos residentes no concelho.

Esta medida facilitará à população o livre acesso aos espaços que têm contribuído para o desenvolvimento cultural, pedagógico, formativo, cultural e turístico do concelho, possibilitando, assim, um maior conhecimento da sua cultura, história e etnografia lagoense.

A Casa das Memórias, inaugurada em 2013 e sediada no Convento dos Franciscanos, tem como intuito resgatar e recordar a história da ordem religiosa albergada no espaço entre os séculos XVII, XVIII e XIX; a Mercearia Central – Casa Tradicional, situada em Água de Pau, foi adquirida pela Câmara Municipal de Lagoa, em 2009, com o propósito de recuperar e preservar a história do comércio local, solidificando a compreensão da história local e garantindo a sua herança às gerações futuras.

De referir que na sequência da inserção destes espaços na área da educação e cultura, a autarquia tem trabalhado ativamente quer na componente museológica da Casa Mercearia e Museu Etnográfico do Cabouco, quer na promoção dos diferentes núcleos, bem como de outros sediados no concelho de interesse cultural não geridos pela autarquia, nomeadamente com a criação de materiais informativos como a Rota Museológica, que dá a conhecer ao público em geral os vários núcleos, o passatempo e desporto de ar livre Geocaching. A componente didática também tem sido uma aposta. Neste sentido, foi criado material informativo que facilita a leitura das peças e compreensão do acervo dos diferentes espaços, quer em formato papel, quer digital, fichas pedagógicas para os mais jovens, e nesta semana serão desenvolvidos atelier “Terços dos Romeiros” quer no Museu Etnográfico do Cabouco, quer na Casa Mercearia Central.

O horário de funcionamento destes espaços pode ser consultado no portal da autarquia.