Câmara da Madalena Inaugura Casa do Missionário

Projeto cultural multidimensional prevê, a par da valorização do património arquitetónico local, a criação do Prémio Literário Cardeal Costa Nunes, sendo ainda, por excelência, o único espaço na ilha a disponibilizar o serviço de Bookcrossing.

A Câmara Municipal da Madalena vai inaugurar segunda-feira a Casa do Missionário, um projeto cultural que visa preservar o património arquitetónico local, ao representar uma casa tradicional picoense, interpretando à luz do presente, artefatos e costumes antigos, num verdadeiro roteiro etnográfico pelo quotidiano dos nossos antepassados.
A par da preservação do património, o espaço visa ainda promover o imaginário e a identidade da ilustre figura do Cardeal Costa Nunes, numa justa homenagem a este grande homem, que a Madalena viu nascer.
O projeto, apoiado pelo programa Prorural da Adeliaçor e dinamizado pela MadalenAgir, contempla também a criação do Prémio Literário Cardeal Costa Nunes, que irá galardoar anualmente as obras de ficção, inseridas na categoria do conto, incentivando a produção de originais em língua portuguesa.
Com uma vertente cultural multidimensional, a Casa do Missionário será ainda, por excelência, o único espaço na Ilha do Pico, a disponibilizar à população e visitantes o Bookcrossing, conhecido como a prática de deixar intencionalmente um livro num espaço público, para que outros o leiam, devendo o novo utilizador repetir a prática, num profícuo ciclo cultural contínuo.
A promoção do nosso património cultural e arquitetónico é crucial para a Câmara Municipal da Madalena, que dota assim o Concelho de mais um espaço capital para a promoção das nossas tradições, em prol do enriquecimento cultural da Madalena e da Ilha.

Fonte: Câmara Municipal da Madalena

Ver também

André Ventura fará campanha nos Açores no mês de Outubro onde diz esperar eleger “vários deputados regionais”

Líder demissionário do Chega fará campanha nos Açores no mês de Outubro onde diz esperar …