ùltimas Notícias

AUTARQUIA DA LAGOA ATRIBUI BOLSA DE ESTUDO "JOVENS À DESCOBERTA" NA ESCOLA SECUNDÁRIA DE LAGOA

Hoje, em dia que se assinala o 14º aniversário da Escola Secundária de Lagoa, a Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto Decq Mota, entregou os prémios aos alunos que, pelo seu desempenho e esforço, se distinguiram como os melhores resultados no 3.º ciclo do ensino básico e no ensino secundário do ano letivo 2014/2015.

A distinção foi feita com a atribuição de um prémio monetário no valor de 1000€ ao melhor aluno do 3.º ciclo do ensino básico do ano letivo transato e ao melhor aluno do ensino secundário, numa clara aposta que a Câmara Municipal de Lagoa tem realizado no âmbito do sector da educação.

Cristina Calisto Decq Mota aproveitou a ocasião para destacar a estreita parceria entre o Município com a Direção Regional da educação e Conselhos Executivos das Escolas do concelho na implementação do programa Prosucesso. “Aproveito para anunciar a atribuição da bolsa de estudo “jovens à descoberta” que permitirá a integração no programa “ciência Viva no laboratório”, proporcionando em período de férias, a realização de estágios na área científica em centros de investigação da região e do país”.

Para Cristina Calisto Decq Mota, trata-se de uma bolsa que faz todo o sentido, tanto mais pela afirmação da Lagoa enquanto cidade, com um Parque de Ciência e Tecnologia sedeado no concelho e a autarquia ter uma parceria de cooperação firmada com o NONAGON, o que posiciona a Lagoa na vanguarda das novas tecnologias e no âmbito científico, assumindo um estatuto singular no contexto tecnológico.

A jovem autarca, na ocasião, congratulou toda a comunidade escolar presente, frisando que “hoje celebramos não apenas mais um aniversário, mas, sobretudo, o estatuto de sucesso e excelência que esta escola alcançou ao longo dos seus 14 anos. Pela notoriedade até aqui alcançada, que têm distinguido a Secundária da Lagoa das demais escolas da região, assumindo-se como uma referência e exemplo de prestígio ao nível dos Açores”.

A edil lagoense não deixou ainda de referir que, “o seu vasto currículo é um orgulho para a Lagoa e para os Lagoenses. Prémios a nível regional, nacional e internacional fazem a diferença naturalmente, mas sobretudo realço o importante papel de formar pessoas/cidadãos/indivíduos com espirito crítico, jovens com voz activa e com participações no contexto colectivo em termos sociais, culturais, literários e desportivos. É sobretudo por isso que merecem o nosso aplauso.”

Na verdade, para o Município de lagoa, o setor da educação assume-se como o pilar e o vetor de maior importância e o que mais fundamenta, colocando a educação e a cultura como suportes de todo o trabalho que a outros níveis são desenvolvidos.

A autarca frisou ainda manter o apoio do Município aos demais projetos escolares desenvolvidos pela Escola Secundária de Lagoa, uma vez que é objetivo do Município transformar a cidade de Lagoa, num centro urbano atrativo, inovador e tecnológico, bem como tornar a Lagoa numa cidade em crescimento competitivo, com pessoas qualificadas que possam ajudar a cidade a crescer.

No final, a líder do executivo camarário lagoense congratulou toda a comunidade escolar, pelo trabalho desenvolvido, deixando um apelo para que “continuem a trabalhar com brio e entusiasmo, em prol da educação e do seu futuro, deixando também uma palavra de apreço ao trabalho dedicado e competente do Conselho Executivo da Escola, na pessoa do Professor Alexandre Oliveira, “que com uma equipa dinâmica tem sabido explorar as potencialidades desta escola, contribuindo para elevar o nome da Lagoa no domínio deste grande património que é o conhecimento e o saber”.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Ver também

Verão em retoma

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)