Câmara de Ponta Delgada assina protocolo com Ordem dos Psicólogos para desenvolver atitudes mais saudáveis no trabalho

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Ordem dos Psicólogos Portugueses acabam de assinar um protocolo de parceria, através do qual as duas entidades vão desenvolver iniciativas diversas que visam não apenas promover o papel do Psicólogo na sociedade, como também desenvolver atitudes mais saudáveis na Autarquia.
Ao assinar o documento de parceria, este sábado, no decorrer da sessão de encerramento do I Congresso dos Psicólogos dos Açores, o Município de Ponta Delgada torna-se no primeiro dos Açores, e no segundo a nível nacional, a subscrever um protocolo do género.
O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, e pelo Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Telmo Mourinho Baptista.
No encerramento do I Congresso dos Psicólogos dos Açores, iniciativa da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses, presidida por Maria Luz Melo, o Presidente da Câmara valorizou a parceria com a Ordem dos Psicólogos, afirmando que através da mesma “podemos desenvolver atitudes saudáveis em ambiente de trabalho”.
José Manuel Bolieiro adiantou que, desta forma, “ajudamos a fazer do local de trabalho a oportunidade de felicidade e satisfação”.
O Município de Ponta Delgada, com a assinatura do referido protocolo, compromete-se a criar uma equipa de Psicólogos Estagiários que atue na avaliação, prevenção e intervenção em riscos psicossociais junto da autarquia, durante o mandato autárquico em curso.
Paralelamente, vai avaliar o impacto da intervenção da equipa de Psicólogos Estagiários e permitir à Ordem do Psicólogos Portugueses a utilização dos dados recolhidos para fins exclusivos de investigação e assegurando a total salvaguarda e confidencialidade dos mesmos”
Participará, por outro lado, em eventos no âmbito da avaliação, prevenção e intervenção em riscos psicossociais nos locais de trabalho, apresentando projetos, atividades e dados recolhidos.
Já a Ordem dos Psicólogos, tendo em conta que, no âmbito das suas atribuições, está a promover a campanha “Healthy Workplaces” compromete-se a disponibilizar instrumentos de avaliação dos riscos psicossociais à equipa com intervenção nesta área, além de integrar na formação na área dos riscos psicossociais e respectivos instrumentos de avaliação a equipa com intervenção nesta área e acompanhar o trabalho desenvolvido na prevenção primária dos riscos psicossociais.
A Ordem dos Psicólogos Portugueses assume, ainda, o compromisso de avaliar o impacto da intervenção da equipa e a participar em eventos no âmbito da avaliação, prevenção e intervenção em riscos psicossociais nos locais de trabalho, apresentando projetos, atividades e dados recolhidos.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

Ver também

Os nordestenses continuim a perder nesta luta, uma luta que não começarim e que vão pagando com a vida…

Os nordestenses continuim a perder nesta luta, uma luta que não começarim e que vão …