Xadrez – Torneio da Juventude de São Miguel, na Lagoa

12030347_441760112694438_7472769575299189596_oA cidade de Lagoa irá acolher no próximo dia 27 de setembro a última jornada do Torneio Juventude de São Miguel em xadrez.

Tendo inicio previsto a partir das 14h30, no Convento dos Franciscanos desta cidade, este será um evento que tornará a mais jovem cidade dos Açores a capital do xadrez açoriano.

Para tal, são esperados cerca de 80 participantes nesta que é, a quinta e última jornada, depois das passagens deste torneio pelo Centro de Explicações FISQUI (a 24 de janeiro); Pousada da Juventude de Ponta Delgada (a 28 de fevereiro); Centro Cultural do Porto Formoso (a 25 de Abril); e Escola Primária da Ribeirinha (a 30 de maio).

Esta prova resulta de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Lagoa e a Associação de Xadrez da R.A.A., uma parceria que conta já com vários anos e que mostra bem a importância que esta modalidade assume no concelho de Lagoa.

Aliás, o xadrez tem despoletado muito interesse nos jovens, com inegáveis benefícios em domínios como a concentração, raciocínio, cálculo mental, auto confiança, tática e estratégia.

Desta forma tem sido notória a elevada participação destes em iniciativas que envolvem esta modalidade, e que tem sido responsável pela consagração de muitos campeões regionais ao longo dos anos, sendo os Açores a região do país onde existem mais atletas federados em xadrez por habitante.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

 

Ver também

Não se sabe a origem de novos casos de Covid-19 associados ao hospital de Ponta Delgada (Vídeo)

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)