Nome do Pe Edmundo Pacheco inscrito no Jardim da Matriz de Nossa Senhora da Estrela

Nome do Pe Edmundo Pacheco inscrito no Jardim da Matriz de Nossa Senhora da Estrela

10 de Setembro, 2015 Não Por Azores Today

Placa evocativa foi descerrada este sábado

O Pe Edmundo Pacheco, falecido em abril, foi homenageado este sábado pela Junta de Freguesia da Matriz da Ribeira Grande, numa iniciativa conjunta com os Amigos da Ribeira Grande da Nova Inglaterra.

A placa evocativa com o nome do sacerdote, natural da Ribeira Grande, que serviu durante cerca de 40 anos as duas principais paróquias da cidade- Conceição e Matriz de Nossa Senhora da Estrela- foi descerrada este sábado, dia em que se assinala o dia da freguesia.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio; presidente da Junta de Freguesia, Mário Furtado; o Diretor Regional das Comunidades, Paulo Teves ;Alfredo Ponte, da Associação dos Amigos da Ribeira Grande da Nova Inglaterra, EUA, o ouvidor eclesiástico da Ribeira Grande e pároco da Matriz de Nossa Senhora da Estrela; Pe Manuel Galvão; familiares e amigos.

Foi de resto em tom de “proximidade e amizade” que decorreu a cerimónia , sempre debaixo de chuva, com todos os intervenientes a sublinharem o “apreço” pelo trabalho e “legado” do Pe Edmundo Pacheco.

Alfredo da Ponte destaco “as marcas e as histórias” do sacerdote que por variadas vezes lhe pediu para “fazer umas quadras para publicar na comunicação social”. Acabou por fazê-lo nesta homenagem, apresentando a vida e a obra do sacerdote em rima.

O Pe Edmundo Pacheco serviu durante 18 anos como pároco da Matriz e faleceu em abril passado, com 89 anos de idade.

Sócio fundador do Lions Clube da Ribeira Grande, entrou para o Seminário Episcopal de Angra com dez anos e foi ordenado aos 22, com uma autorização especial do Papa Pio XI. Esta autorização valeu-lhe o epiteto de sacerdote mais novo do país. Curiosamente foi ordenado a 13 de junho de 1948, altura em que se encontrava de visita aos Açores a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima.

Esta homenagem insere-se nas festas da Matriz que assinala os 50 anos da Imagem do sagrado Coração de Jesus da Ribeira Grande, que amanhã voltará a sair à rua em Procissão, ás 17h00.