WORKSHOP DE INICIAÇÃO AO DIÁRIO GRÁFICO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL TOMAZ BORBA VIEIRA EM OUTUBRO

WORKSHOP DE INICIAÇÃO AO DIÁRIO GRÁFICO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL TOMAZ BORBA VIEIRA EM OUTUBRO

1 de Setembro, 2015 Não Por Azores Today

Reconhecendo as potencialidades do diário gráfico como um instrumento na exploração da expressividade, desenvolvimento do processo criativo e no registo do que se vê e/ou se experiência, a Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira irá promover, no mês de outubro, um workshop de iniciação ao diário gráfico, dinamizado por Paulo Brilhante.

Trata-se de uma ação formativa destinada ao público adulto, com ou sem experiência na área, que decorrerá aos sábados, das 10h00 às 13h00. Nesta ação, o formador irá propor e explorar várias técnicas e metodologias que ajudam a ultrapassar as dificuldades iniciais do registo gráfico, irá abordar o diário gráfico como suporte de diversos tipos de registo, o processo de observação e as colagens como sentido de correção e criação. A formação será enriquecida com uma saída de campo, onde dar-se-á início ao processo criativo desenhando um percurso definido e referenciando os pormenores ao gosto pessoal.

O formador Paulo Brilhante, assume-se um Urban Sketcher curioso desde 2005, atento aos pormenores das fachadas, da cidade e dos locais por onde viaja. Nasceu em Moçambique e vive em Ponta Delgada. Detém o Curso de Especialização Tecnológica na área da Construção Civil da Universidade dos Açores. Em 2013, realizou a sua primeira exposição intitulada “Ponta Delgada – Sob um olhar urbano” e expôs “Esboçando Lagoa… um rabisco de cada vez” no Centro Social e Paroquial de Santa Cruz. Juntamente com a jornalista Carmen Ventura, lançou o livro “Rabiscos da minha ilha” e é cofundador do grupo Urban Sketchers Açores.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa