Santa Clara celebra festa da padroeira

Santa Clara celebra festa da padroeira

1 de Setembro, 2015 Não Por Azores Today

Iniciativa decorre entre 2 e 7 de setembro
A Comunidade Cristã de Santa Clara celebra a festa paroquial em honra da sua Padroeira, Santa Clara, este ano sob o lema “Com Clara de Assis, viver na alegria do Evangelho”, entre os dias 2 e 7 de setembro, informa uma nota da paróquia enviada ao Sítio Igreja Açores.
“Pretende-se que esta festa seja momento e ocasião propícia de vivência e expressão da Fé, constituindo, ao mesmo tempo, uma oportunidade de sã e fraterno convívio e manifestação das vivências e cultura deste povo”, sublinha a nota assinada pelo pároco, Pe Norberto Brum.
O ponto alto das nossas festas será a Eucaristia Solene em honra da Padroeira, Domingo, dia 06 de Setembro, pelas 11h00 e a Procissão, que percorrerá algumas artérias da Comunidade, a partir das 18h00.
Inserida no contexto da cidade de Ponta Delgada, Santa Clara “distingue-se pelo brio em manter as suas tradições e manifestações, quer religiosas quer culturais; tratando-se de uma Comunidade que não deixa por mãos alheias aquilo que lhe é peculiar e próprio”, refere a nota destacando o “envolvimento, o empenho e a vida” colcoados nesta celebração.
“Uma Festa Paroquial é sempre momento propício de espiritualidade, comunhão, unidade e celebração, oportunidade que se cria de revitalizar relações, motivações, de criar novos vínculos e laços”, diz a nota.
“É tempo de aproximação e de matar saudades, as saudades uns dos outros, dos amigos, e de Deus”, adianta ainda reforçando que esta vivência “só tem sentido se for feita a partir do Evangelho”.
Como nos anos anteriores, o programa celebrativo “tem presente a situação difícil em que se encontram muitas famílias da Comunidade, daí que foram rentabilizados todos os recursos existentes na própria Comunidade e reduzidos todos os custos” frisa ainda a nota.
A festa começa no dia 2 com uma primeira celebração do perdão, às 20h00 e, no sábado, é celebrada a Eucaristia dos Impérios. No domingo é o dia grande da festa com a Eucaristia e a procissão. Paralelamente à noite haverá sempre animação musical com destaque para os R3M, banda cristã de rock que atuará no sábado
As festividades terminam na segunda feira com a benção de despedida de Santa Clara.

 

Fonte: Igreja dos Açores