Autarquias de São Vicente e Nordeste valorizam geminação e troca de conhecimentos que daí advém, principalmente na área do Turismo

Autarquias de São Vicente e Nordeste valorizam geminação e troca de conhecimentos que daí advém, principalmente na área do Turismo

1 de Setembro, 2015 Não Por Azores Today

As autarquias de São Vicente e do Nordeste (Açores) são geminadas e “não apenas no papel”. Este ano, as Festas do Concelho de São Vicente voltam a contar com a presença de um membro da Câmara Municipal do Nordeste, desta vez o vice-presidente Milton Mendonça, que reforça as boas relações entre as autarquias e a importância destas geminações, para aprender e trocar conhecimentos, principalmente no que diz respeito a estratégias de promoção e turismo.
“As geminações não são só para constar no papel, servem para mais do que isso, para que seja feito um intercâmbio não só de visita, mas também de interesses, como culturais, comerciais, e para fazer a promoção do Nordeste na Madeira”, referiu.
As duas autarquias já promoveram iniciativas conjuntas no âmbito desta geminação. Por exemplo, este ano, e pegando no conceito do torneio de futebol infantil São Vicente Cup, que se realiza na altura das férias da Páscoa no Estádio dos Juncos, em São Vicente, realizou-se um torneio no Nordeste com as mesmas características, o Priolo Cup, que juntou, pela primeira vez, 12 equipas.
Para Milton Mendonça, uma das coisas mais importantes e que têm vindo a aprender é a “experiência que a Madeira tem no todo no que diz respeito ao turismo”. “Os Açores agora estão a despertar, com o ‘boom’ das low-cost temos verificado que as visitas têm aumento e muito aos Açores e também as visitas ao Nordeste”, apontou.
O vice-presidente disse que, com estas visitas ao concelho, aprendem sempre mais um pouco, dado que “São Vicente está uns patamares acima”, em comparação com o Nordeste, na área do turismo.
“As geminações existem precisamente para isto, para tirarmos o melhor que cada uma faz e depois aplicar naquilo que for mais conveniente e eu acredito que, quando a Câmara de São Vicente lá vai [ao Nordeste], também traz sempre uma mais-valia”, rematou.