Tradições do Nordeste revividas no Parque dos Caldeirões

Tradições do Nordeste revividas no Parque dos Caldeirões

31 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

3No próximo domingo, 6 de setembro, no Parque da Ribeira dos Caldeirões, o dia será dedicado às tradições do concelho do Nordeste através da reconstituição de antigas profissões da vida do campo, assim como de alguma doçaria tradicional e de produtos da terra, conciliado com a música tradicional.
A animação terá início pelas 11h00, prolongando-se até às 20h00, com a presença de figurantes distribuídos pelo parque, de uma pequena exposição de utensílios agrícolas e algumas barraquinhas com doces tradicionais, havendo também a possibilidade de degustar um prato típico do Nordeste no espaço de comes e bebes que existe no parque.
A reconstituição de antigas profissões estará a cargo de três grupos de jovens do concelho, que farão reviver alguns ofícios que entretanto se foram perdendo no tempo, como sejam, o vendilhão de loiça de Vila Franca, o latoeiro, o moleiro, o vendedor de trempes e peneiras, o vendedor de peixe e o camponês, entre outras atividades coletivas como a apanha do chá ou a matança do porco.
Os visitantes vão ainda poder ver como era preparado o tabaco para consumo próprio, através de um nordestense que ainda mantém esta prática antiga, assim como ver o último moleiro do Nordeste, e dos poucos da ilha, a moer o milho no moinho da Ribeira dos Caldeirões.
A programação cultural arrancará mais tarde, pelas 16h00, com o sketch/comédia Farsesca “Em Tempos Nada Modernos”, levado à cena pelo grupo Jovens Felizes de Santana.
A Escola de Acordeões, o Grupo de Cantares do Nordeste, José Manuel Furtado e Rodrigo Furtado, com a Viola da Terra, são outros grupos que integram o programa cultural.
Esta animação do Parque dos Caldeirões é uma iniciativa conjunta do município do Nordeste e do Grupo de Jovens da Achadinha da Associação de Jovens Ser Diferente de Nordeste a que se associam o grupo Jovens Felizes de Santana e o grupo Dinamizanordeste.

Fonte: C. M. Nordeste