RIBEIRA GRANDE DISTINGUIDA PELA PRIMEIRA VEZ COM O GALARDÃO ECOXXI

RIBEIRA GRANDE DISTINGUIDA PELA PRIMEIRA VEZ COM O GALARDÃO ECOXXI

28 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

O município da Ribeira Grande vai receber pela primeira vez o Galardão ECOXXI 2015 – Municípios Sustentáveis, programa de educação para a sustentabilidade implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Este galardão, que será entregue em cerimónia oficial a realizar no próximo dia 18 de setembro, em Sesimbra, reconhece os resultados obtidos pelo município da Ribeira Grande no percurso percorrido para a implementação de boas práticas de sustentabilidade, valorizando a educação e a qualidade ambiental.

Composto por vinte e um indicadores de sustentabilidade local, a Ribeira Grande alcançou uma pontuação que permitiu alcançar o objetivo máximo, ou seja, receber o Galardão ECOXXI 2015 – Municípios Sustentáveis, sendo o único da ilha de São Miguel a ser premiado este ano.

Entre os indicadores avaliados contam-se a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chaves, educação ambiental para o desenvolvimento sustentável, sociedade civil, instituições, conservação da natureza, ar, água, energia, resíduos, mobilidade, ruído, agricultura, turismo e ordenamento do território.

Ao ser o único município de São Miguel premiado em 2015 e sendo a primeira vez que alcança este prémio, instituído em 2015, a Ribeira Grande “continua a afirmar-se como um concelho que aposta na revitalização com critérios sustentáveis”, afirmou Tânia Fonseca.

A presidente em exercício destacou ainda que “é por via destas medidas que vamos tornando a Ribeira Grande um concelho sustentável para todos, seja através da utilização eficiente dos recursos que temos à disposição, seja através da promoção de medidas para manter o município limpo.”

Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande