Pico da Vara com Casa de Montanha

Pico da Vara com Casa de Montanha

21 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

11870719_1205701489446670_7908272897887003422_nA Câmara da Povoação quer construir uma Casa de Montanha, no início do trilho de acesso ao Pico da Vara, para prestação de serviços aos montanheiros, a exemplo do que acontece na Ilha do Pico.
A maioria dos trilhos do Concelho da Povoação são os caminhos do povoamento da Ilha de S. Miguel que, como se sabe, foi iniciado com o desembarque dos primeiros povoadores na Povoação. Nesse tempo foi construído um caminho de pé posto que começa na Madeira Velha da Lomba do Loução e termina na Freguesia da Algarvia, sendo este o trilho, ou caminho do povoamento, da ilha de S. Miguel, que nos faz chegar ao Pico da Vara com a altitude de 1105 metros.
O Pico da Vara está integrado no Parque Natural da Ilha de S. Miguel por decisão do Governo e pode constituir-se em mais uma atração turística da Ilha que urge reconhecer e dinamizar, a exemplo do que aconteceu com a montanha do Pico que possui uma casa de montanha com ótimas instalações e serviços de atendimento.
Neste sentido, a Câmara Municipal da Povoação, no âmbito dos seus objetivos de promoção, valorização e rentabilização do património natural do município, quer dar um contributo positivo para que, no mais curto espaço de tempo, este caminho do povoamento seja um dos circuitos pedestres mais apelativos para os turistas, propondo-se construir a Casa de Montanha que a exemplo da ilha do Pico, confirma a entrada no trilho e confere, através de GPS, a segurança dos turistas no circuito, durante 24 horas.

Legenda da foto: Local onde se inicia a subida à montanha do Pico, a partir da Casa da Montanha da Ilha do Pico.

Fonte: Página do Concelho da Povoação