Praia do Almoxarife assinala 10 anos da reabertura do seu templo

Praia do Almoxarife assinala 10 anos da reabertura do seu templo

19 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

Igreja foi parcialmente destruída pelo sismo de 98

A igreja da Praia do Almoxarife, que tem como padroeira Nossa Senhora da Graça, assinala esta sexta-feira, dia 21 de agosto, 10 anos da sua reabertura, informa uma nota da paróquia enviada ao Sítio Igreja Açores.

Depois do sismo de 1998, que afetou as ilhas de Faial e Pico, o templo esteve temporariamente encerrado e foi alvo de obras estruturantes.

A 21 de agosto de 2005, a igreja foi reaberta ao público numa cerimónia  que contou com a presença do Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, para a dedicação do templo. Na altura eram párocos in solidum Pe Hélder Miranda Alexandra, atual reitor do Seminário Episcopal de Angra e Diretor Diocesano da Pastoral Vocacional e o Pe Davide Barcelos, e ouvidor das Flores e pároco das paróquias dos Milagres e da Saúde, nos Arrifes, ilha de São Miguel.

Passados 10 anos, a paróquia decidiu assinalar a data com comemorações que se vão estender pelo próximo ano.

De acordo com o paróco João Ponte o tema das comemorações será “Edificados e Consagrados na Misericórdia da Casa de Deus”.

Com esta celebração, é objetivo da paróquia “chamar atenção de toda a comunidade para o templo e a sua importância, com uma clara alusão ao Ano da Misericórdia”,  que começará no próximo dia 8 de dezembro.

Esta sexta-feira será celebrada uma Eucaristia pelas 20h00, que será precedida de uma procissão que sairá do Império da Trindade – à semelhança do que aconteceu há dez anos – e à qual se seguirá um convívio no exterior do templo.

(Com a colaboração de Leonarda Dias, no Faial)

Fonte: Igreja dos Açores