LAGOA TEM TRILHO PEDESTRE HOMOLOGADO

LAGOA TEM TRILHO PEDESTRE HOMOLOGADO

16 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

11866205_428580617345721_213881037986483551_nChama-se Janela do Inferno e é o primeiro trilho homologado do concelho de Lagoa denominado Rota da Água. Com início na freguesia de Santa Cruz, (Remédios), e com configuração circular, este trilho estende-se por cerca de 7,5 km, passando por levadas de água, tubagens antigas de barro, pontes e aquedutos, e toda uma variedade de recursos afetos à atividade dos agueiros que, no concelho da Lagoa, têm, desde há muito, uma forte implementação.

Registe-se que a abundância de água na vertente sul da encosta do Fogo é, desde sempre, motivo de desenvolvimento económico da Lagoa, sediando naquele local a captação de águas potáveis que abastecem Lagoa e parte de Ponta Delgada.

A Rota da Água conhece, assim, o seu primeiro episódio, prevendo-se até 2016 a abertura de mais 3 trilhos com ligação às freguesias de Água de Pau, Ribeira Chã passando ainda por um acesso à Lagoa do Fogo. A autarquia aposta, deste modo, na dinamização do turismo ativo como fator fulcral para a captação de turistas no nosso concelho, e que, a par com alojamento, restauração e zonas balneares de excelência complementam a oferta de atividades para quem nos visita.

Neste âmbito, enaltece-se ainda a ligação da atividade de pedestrianismo às de escalada e geocaching que por se encontrarem disponíveis nas proximidades farão parte de um guião de atividades de natureza que se pretende implementar e divulgar na zona da Flor da Rosa. Todo este projeto tem vindo a ser desenvolvido pela Câmara Municipal através de parcerias com o CALAG e decorrem no âmbito do plano de atividades do serviço de desporto da Câmara Municipal de Lagoa.

O trajeto agora homologado insere-se, na sua maioria, ao longo da rede de tratamento e condução de água, estando por isso em permanente manutenção pelos serviços da Câmara Municipal da Lagoa, passando ainda em caminhos de acesso agrícolas. É classificado como sendo de fácil concretização e apresenta-se como o primeiro trilho homologado dos Açores com diversos túneis, pelo que se recomenda a utilização de lanternas aos pedestrianistas.

Durante o mês de Setembro serão agendadas incursões com operadores turísticos locais de modo a incluírem este trajeto nas suas atividades a desenvolverem e recomendarem na Ilha de São Miguel.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa