ùltimas Notícias

Exposição Cetáceos dos Açores no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico

Será apresentada ao público no próximo dia 14 de agosto, pelas 21h30, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, a exposição de escultura Cetáceos dos Açores, de Diocleciano Silva.

Neste trabalho escultórico – miniaturas em madeira, à escala, dos cetáceos dos Açores – o autor desce às funduras da terra e aos abismos do mar. Funde o velho cedro do mato com os grandes cetáceos, figuras mitológicas do nosso imaginário local. Celebra a Ilha no altar sagrado da sua natureza profunda. Plantas e animais fecundam o olhar, num voo científico e estético. De uma insularidade (açorianidade?) que o cedro sacraliza e o mar eterniza.
Diocleciano Maria Ferreira Pereira e Silva nasceu a 6 de agosto de 1944, na freguesia da Sé, em Angra do Heroísmo e é médico veterinário de formação. Em paralelo com a medicina veterinária, atividade em que se notabilizou nos Açores, dedicou-se à construção naval, recuperando e construindo vários barcos, à navegação à vela, à pintura, à escultura, à escrita, e à pesca, atividade que exerce com uma paixão desmedida. O mar teve sempre um grande significado na vida deste açoriano.
A exposição estará patente ao público até dia 27 de setembro, podendo ser visitada no horário do Museu: de 2ª a 6ª feira – 9h00-12h30 / 14h00-17h30; sábados e domingos – 14h00-17h30.

Fonte: Município das Lajes do Pico

Ver também

PSD teme atrasos na obra do porto das Lajes das Flores

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)