Vila Franca Prepara-se para receber Festas do Senhor da Pedra presididas pelo Vigário Geral da Diocese de Angra

Vila Franca Prepara-se para receber Festas do Senhor da Pedra presididas pelo Vigário Geral da Diocese de Angra

8 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

11794608_472768316232592_5086867108615706928_oFestividades realizam-se entre 26 de agosto e 2 de setembro. Além das duas procissões a festa conta com inúmeras atividades religiosas e culturais
As Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra, em Vila Franca do Campo, realizam-se entre os dias 26 de agosto e 2 de setembro e serão presididas pelo Vigário Geral da Diocese de Angra, Cónego Hélder Fonseca Mendes, tendo como pregador do tríduo preparatório o Pe João Chaves Bairos, da congregação dos Sacerdotes do sagrado Coração de Jesus.
As festas do Senhor Bom Jesus da Pedra são das mais antigas da ilha de São Miguel e realizam-se anualmente no último fim de semana de agosto, mobilizando para a antiga capital da ilha de São Miguel milhares de fieis devotos. Entre eles estão muito emigrantes açorianos espalhados, sobretudo pelo continente americano e que regressam à terra natal para vivenciar estas festas.
Como sempre são organizadas por uma comissão ligada à Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, cuja mesa é presidida por Ricardo Rodrigues, também presidente da autarquia.
A festa começa com a venda da cera às 8h00 do dia 26 de agosto e termina a 2 de setembro com um espetáculo pirotécnico, desenvolvendo-se ao longo dos dias uma série de eventos de cariz religioso e cultural.
Entre as primeiras temos o tríduo preparatório da festa que será pregado pelo Pe dehoniano João Chaves Bairos, da ouvidoria da Lagoa, e animado pelos Grupos Corais de São Pedro, de Água D´Alto e Vozes do Arcanjo. Estas Eucaristias são celebradas às 20h00 e precedidas de confissões.
Nos dias 29 e 30, os principais desta festa, realizam-se as três celebrações mais importantes da festa- a procissão da mudança (sábado); a Eucaristia e a Procissão Solene (domingo), todas presididas pelo Vigário Geral da Diocese.
A Procissão da mudança da Imagem do Senhor Bom Jesus da Pedra da igreja da Misericórdia para a igreja da Matriz, será seguida de uma celebração da Palavra, pelo Cónego Hélder Fonseca Mendes e a imagem ficará até ao dia seguinte nesta igreja, onde durante a noite vários fieis permanecem em vigilia. No domingo celebra-se a Eucaristia e as 18h00 sairá a procissão solene pelas principais ruas da Vila.
Paralelamente, está agendada uma série de eventos de cariz cultural como a Exposição de Pintura ‘Mar e Terra’ , da autoria do vilafranquense José Carvalho, a exposição de artesanato da valência da Santa Casa, C.A.O. a decorrer no consistório; a atuação da Orquestra ligeira de Vila Franca do Campo; o III Festival de Sopas do Senhor da Pedra; noite de fados com a fadista Graça Prata, José Vitor Prata (guitarra), Rui Prata (baixo) e Carlos Estrela (viola); uma serenata ao Senhor Bom Jesus da Pedra e a atuação de grupos folclóricos e bandas filarmónicas. Durante as festas haverá ainda tempo para ouvir a Tuna da Casa do Povo da Vila das Lajes, da Ilha Terceira e cantigas ao desafio.
Destaque para a inauguração da iluminação, no dia 28, altura em que se declara “oficialmente” a abertura das festas, bem como a realização de várias provas desportivas entre regatas e torneio de futsal.
Para a edição deste ano estão previstos igualmente concertos das bandas filarmónicas “Banda Lealdade” e União Progressista”, bem como a participação das filarmónicas Sociedade Harmónica Furnense (Furnas), Filarmónica Lira do Sul (Ponta Garça) nas procissões.
As festas serão transmitidas em direto na Internet em www.spotazores.com
Não é fácil precisar em que altura começou este culto e estas festas. Sobre a imagem há uma lenda que diz que deu à costa, dentro de uma caixa de madeira, na praia do Corpo Santo, em data desconhecida. As duas imagens – a primitiva e a actual – representam a imagem do “Ecce Homo”, o Cristo coroado de espinhos, sentado numa pedra.
As festas em honra do Senhor Bom Jesus da Pedra estão, desde sempre, a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo e realizam-se no último domingo de Agosto de cada ano, pelo menos desde 1903, data da autorização do Papa Leão XIII para que estas festividades fossem reconhecidas.
“O Santo Padre o Papa Leão XIII, atendendo às humildes suplicas, concede o privilégio, a partir do dia de hoje, de se poder celebrar, com pompa sagrada exterior, no Domingo, a Festa de Nosso Senhor Jesus Cristo, Coroado de Espinhos, como vem no apêndice do Missal Romano, na sexta-feira depois das Cinzas”, lê-se no documento da Sagrada Congregação dos Ritos.
As festas do Senhor da Pedra duram uma semana. A Comissão prepara um vasto programa, com actividades que vão desde as celebrações religiosas – tríduos preparatórios, sábado da mudança da imagem da igreja da Misericórdia para a Matriz, missa de festa e procissão do domingo pelas ruas da Vila – a provas desportivas, eventos culturais e animação dos arraiais.

Fonte: Igreja dos Açores

Mais Informações: Festas do Senhor Bom Jesus da Pedra