José Manuel Bolieiro recebe comitiva da cidade canadiana de Winnipeg

José Manuel Bolieiro recebe comitiva da cidade canadiana de Winnipeg

7 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu hoje, em audiência de apresentação de cumprimentos, uma comitiva da cidade de Winnipeg, estado de Manitoba, Canadá.
José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Vereadora Fátima Rego Ponte, recebeu nos Paços do Concelho Paulo Cabral, Cônsul de Portugal, Mike Pagtakhan, Vice-presidente da Câmara de Winnipeg, Paulo Melo, Presidente da Casa dos Açores de Winnipeg, e José Santos, intermediário nas relações externas com os governos português e açoriano, além de Laura Carreiro, Diretora de Divisão Escolar.
Depois da já habitual sessão de boas vindas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e ainda antes de acompanhar os visitantes numa deslocação ao Centro Histórico, José Manuel Bolieiro fez questão de referir que a Autarquia vai estudar a possibilidade de se avançar, na prática, com o processo iniciado em 2011 com vista à geminação das cidades de Ponta Delgada e Winnipeg.
Entretanto, defendeu a necessidade de se continuar a aprofundar as relações entre os Açores e as comunidades de emigrantes – o orgulho daqueles que ficaram na sua terra – nas nossas ilhas, no nosso concelho, na nossa cidade.
Considerando que o Canadá foi terra de oportunidades para muitos açorianos, o Presidente da Câmara teceu um rasgado elogio à Diáspora, que considerou como essencial no desenvolvimento social e económico dos Açores.
No entanto, disse que, hoje, “os Açores também são um destino de acolhimento de emigrantes dos quatro cantos do mundo e sabem receber bem”.
Por seu lado, o Vice-presidente da Câmara de Winnipeg agradeceu a hospitalidade do Presidente da Câmara e sublinhou o respeito e admiração que sente pela comunidade de emigrantes açorianas residente naquela cidade canadiana, na sua maioria oriundos da ilha da São Miguel e do concelho de Ponta Delgada.
Mike Pagtakhan referiu, em nome do Presidente da Câmara de Winnipeg, o interesse daquele Município em estreitar laços de amizade com a cidade de Ponta Delgada, sugerindo a José Manuel Bolieiro a atribuição do nome da cidade canadiana a uma rua de Ponta Delgada.
No final, José Manuel Bolieiro deixou em aberto essa possibilidade, assim como o estreitamento das relacionais sociais e económicas entre as duas cidades.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada