SIMULACRO TESTA TÉCNICAS DE BUSCA E SALVAMENTO NA COSTA NORTE

SIMULACRO TESTA TÉCNICAS DE BUSCA E SALVAMENTO NA COSTA NORTE

6 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

11800184_999770120062774_5437127328149954102_nO presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, destacou o empenho e dedicação que os bombeiros e nadadores-salvadores têm colocado nas missões de salvamento efetuadas ao longo do ano e que foram testadas no simulacro realizado esta manhã nas piscinas municipais do concelho.

“Este simulacro permitiu aos bombeiros e nadadores-salvadores colocarem em prática os meios de salvamento que têm à sua disposição, sejam aqueles para intervenções nas piscinas, ou aqueles para salvamentos no mar”, salientando que a “segurança dos banhistas está, pelo que pudemos assistir, assegurada.”

Neste simulacro já participou o semirrígido que esteve parado mais de um ano à espera de apoios para a reparação do motor. “Pudemos ver no mar a embarcação que presta apoio rápido a quem estiver em dificuldades numa zona mais distante da linha de costa. É um meio de salvamento imprescindível”, destacou.

Alexandre Gaudêncio lembrou, a propósito, o “apoio atribuído pela autarquia para a reparação do motor do semirrígido que, com outras verbas angariadas pela corporação, permitiu recolocar na água um equipamento que é uma mais-valia nas missões de salvamento.”

O segundo simulacro de nadadores-salvadores da costa norte testou os meios de salvamento em cenários diferentes desde uma queda na piscina ao resgaste de um surfista em dificuldades na forte ondulação. As ações de salvamento foram apoiadas por um semirrígido e uma mota-de-água e juntaram cerca de duas dezenas de efetivos.

Estes meios vão ao encontro da preocupação da autarquia em dotar as zonas balneares da segurança necessária para os banhistas, na medida em que estas têm sido cada vez mais procuradas por locais e turistas, registando afluências significativas nesta altura do ano.

Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande