Câmara enaltece contributo dos emigrantes  para o enriquecimento da ilha do Faial

Câmara enaltece contributo dos emigrantes para o enriquecimento da ilha do Faial

6 de Agosto, 2015 Não Por Azores Today

“Os emigrantes dão um importante contributo para o enriquecimento da ilha do Faial”, isso mesmo afirmou o Presidente da Câmara Municipal da Horta, na receção aos emigrantes de passagem pela ilha, nos Paços do Concelho, no terceiro dia da Semana do Mar.

No primeiro Dia do Emigrante, que arrancou ao som da “Saudade” tema marcante do cancioneiro Açoriano interpretado pelo Grupo Folclórico do Salão, José Leonardo Silva recordou o contributo dos emigrantes para a promoção da cultura e das tradições faialenses e açorianas um pouco por todo o mundo.
“Os nossos emigrantes são os nossos melhores embaixadores”, salientou, recordando a sua passagem este ano pelas comunidades açorianas dos Estados Unidos da América e do Canadá, para promover a Semana do Mar.

Para José Leonardo Silva, a comemoração do Dia do Emigrante é, simultaneamente, uma forma de agradecimento e de reconhecimento, assim como um elo de ligação que se pretende cimentar às segundas e terceiras gerações emigradas, para que se não perca os laços afetivos que nos unem, assim como a possibilidade de abrir novas perspetivas de relacionamento, em áreas como a economia ou o Turismo.

O autarca recordou que a Câmara Municipal da Horta tem vindo a trabalhar com os seus diversos parceiros na projeção da ilha do Faial na área do mar, não esquecendo a Agricultura, o Turismo e as atividades ligadas ao mar, onde também podem surgir novas formas de rendimento.

A receção aos emigrantes incluiu, ainda, o lançamento do selo filatélico evocativo dos 40 anos da Semana do Mar, numa parceria com os CTT – Correios de Portugal e encerrou com uma degustação de produtos locais e ao som da tradicional “Chamarrita”, tocada e cantada pelo Grupo Folclórico do Salão.

Fonte: Município da Horta