Filarmónica Estrela do Oriente em livro

Filarmónica Estrela do Oriente em livro

30 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

Os 137 anos da Sociedade Filarmónica Estrela do Oriente, da freguesia da Algarvia, estão agora compilados em livro, lançado na passada sexta-feira durante as festas da freguesia. O livro é da autoria de Adélio Amaro, tendo o autor já publicado outras edições sobre a freguesia da Algarvia, com a chancela da Folheto Edições.

A Câmara do Nordeste acarinhou a publicação, tendo na ocasião o presidente da autarquia, Carlos Mendonça, referido “a dívida de gratidão que o município tem para com a Estrela do Oriente sendo a instituição uma promotora da cultura do concelho do Nordeste por tantos locais onde passa e atua”.

O presidente da Câmara do Nordeste felicitou o autor e a Estrela do Oriente pela iniciativa louvável de reunir a história da sociedade filarmónica em livro, “celebrando-se com este lançamento um pouco da história do concelho do Nordeste e da freguesia da Algarvia, contribuindo do mesmo modo para que perdure por muitos mais anos”.

A forma voluntária e desinteressada com que músicos e direção mantêm de portas abertas a sua filarmónica, por vezes com sacrifícios da vida pessoal e familiar, foi sublinhada pelo presidente da câmara, dizendo ser mais uma razão para que o município continue a apoiar a atividade da instituição. Carlos Mendonça referiu-se ao apoio anual que o município cede à filarmónica e a outros apoios pontuais, com o objetivo de dinamizar a cultura no concelho, fazendo do Nordeste “uma terra de cultura, mas de cultura desenvolvida”.

Referindo-se ao apoio anual que o município atribuiu a todas as instituições locais sem fins lucrativos, o presidente da Câmara do Nordeste voltou a salientar que o concelho é único no que diz respeito aos apoios para cultura, não havendo outro município que apoie tanto as instituições como o concelho do Nordeste.

A apresentação pública do livro sobre a história da Estrela do Oriente foi feita nas festividades da freguesia da Algarvia em honra da padroeira Nossa Senhora do Amparo. A Filarmónica Estrela do Oriente foi fundada em 1878, pelo Padre Dinis Inácio Machado.