Tradição e Inovação, Feira do Atlântico diversifica oferta gastronómica e mantém aposta no espaço “Azores by Chefs”

Tradição e Inovação, Feira do Atlântico diversifica oferta gastronómica e mantém aposta no espaço “Azores by Chefs”

23 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

A XVI edição da Feira Gastronómica do Atlântico conta, este ano, com a presença de três novos restaurantes, no sentido de reforçar a oferta existente. Para além da participação destes restaurantes, o evento mantém a aposta no espaço “Azores by Chefs”, com vista a conciliar a tradição e a inovação. O certame, que mantém o figurino das anteriores edições, foi apresentado, em conferência de imprensa, na manhã de quarta-feira, 22 de julho.

Segundo Tibério Dinis, vereador da Cultura da Autarquia praiense, “a Feira Gastronómica do Atlântico apresenta um variado leque de restaurantes, contribuindo para a dinamização do espaço e promoção da gastronomia, que assume um papel preponderante na nossa identidade cultural.”

“Este local, que constitui um dos principais atrativos das Festas da Praia, tem marcado pela diferença, qualidade, segurança e higiene alimentar, valores essenciais ao seu sucesso, que contribuem fortemente para a sua projeção no exterior”, referiu.

O responsável municipal enfatizou ainda a vertente educativa presente na criação deste evento, salientando a sua importância na partilha de experiências e saberes, que são fundamentais para o crescimento profissional dos alunos e demais participantes.

“A Feira Gastronómica do Atlântico, pela diversidade e qualidade apresentadas, constitui um dos pilares das nossas festividades, representando um marco no panorama gastronómico nacional”, concluiu.

Para Domingos Borges, diretor da Feira Gastronómica do Atlântico, “continuamos a apostar no espaço “Azores by Chefs”, que concilia a cozinha de autor, com produtos da Região, e a gastronomia tradicional. Este ano, a gestão do mesmo está a cargo do chefe local Paulo Lourenço, responsável pelo Restaurante “Q.B. – Food Court” e antigo aluno da Escola Profissional da Praia da Vitória.”

“Mantemos ainda o espaço “Venda Açoriana”, destinado à mostra e venda de produtos regionais, que conta com o apoio da Câmara do Comércio e Indústria dos Açores e da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores”, disse.

Restaurantes

A XVI edição da Feira Gastronómica do Atlântico, que decorre de 31 de julho a 09 de agosto, conta com a participação de sete restaurantes, três charcutarias e três pastelarias.

Relativamente aos restaurantes, estarão presentes “Carne Arouquesa” (Arouca), que se estreia na Praia da Vitória; “A Gruta” (Alentejo) e “O Palhinhas Gold” (Ribatejo), que regressam à Feira Gastronómica; e os habituais, nomeadamente “O Típico” (Mealhada); “Tasca Algarvia” (Algarve); “José do Rego” (Açores); e “Torres” (Minho).

No que concerne às charcutarias, o espaço conta com “Sabores Serranos”, da Serra da Estrela; “Bísaro”, de Trás-os-Montes; e “Marquês, O Alentejano”, do Alentejo.

Quanto às pastelarias, participam na Feira Gastronómica “Amêndoa Doce”, de Bragança”; “O Capote”, de Setúbal; e “O Forno”, dos Açores.

Estarão ainda presentes a “Sabores de Lés a Lés” (Ginja de Óbidos) e a “Quinta dos Açores”, com gelados.

A Feira abre ao público às 18h00 do dia 31 de julho, encerrando à meia-noite do dia 09 de agosto.

A XVI Feira de Gastronomia do Atlântico está orçamentada em 110 mil euros.

Fonte: Município da Praia da Vitoria