Obras de selagem das duas lixeiras das Flores concluídas até setembro, afirma Luís Neto Viveiros

Obras de selagem das duas lixeiras das Flores concluídas até setembro, afirma Luís Neto Viveiros

23 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou hoje que as obras de selagem das duas lixeiras a céu aberto nos concelhos de Santa Cruz e das Lajes das Flores, num investimento público de cerca de um milhão de euros, ficam concluídas até ao final de setembro.

Luís Neto Viveiros falava durante uma visita à obra de selagem da lixeira localizada no concelho de Santa Cruz das Flores, no âmbito da visita estatutária do Governo a esta ilha, onde se inteirou do decurso dos trabalhos e registou a complexidade técnica da obra, localizada numa encosta.

A empreitada de selagem das duas lixeiras, inscrita na Carta Regional de Obras Públicas, visa eliminar locais não apropriados para destino final de resíduos e a sua requalificação paisagística, favorecendo a qualidade ambiental e a saúde pública.

O Governo Regional, no âmbito do Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRA), está a proceder à selagem de todas as lixeiras em sete das nove ilhas do arquipélago, na sequência da construção e entrada em funcionamento dos Centros de Processamento de Resíduos em cada uma dessas ilhas.

Os Centros de Processamento de Resíduos das Flores e da Graciosa já encaminham para valorização mais de 85% dos resíduos urbanos que recebem.

Até 2020, os Açores pretendem separar e remeter para reutilização e reciclagem, pelo menos, 50% dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis, reduzindo a quantidade de resíduos urbanos biodegradáveis destinados a aterro para 33%.

GaCS/OG