Escola do Mar no Faial valoriza a Cidade-Mar

Escola do Mar no Faial valoriza a Cidade-Mar

23 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

A instalação, na ilha do Faial, da Escola do Mar dos Açores é o reconhecimento da aposta que tem sido realizada por diversos parceiros institucionais, na promoção da Horta e da ilha do Faial enquanto cidade-mar dos Açores. A posição foi assumida pela Comissão Municipal dos Assuntos do Mar, que reuniu esta manhã, nos Paços do Concelho, para avaliar o trabalho desenvolvido ao nível dos vários clusters do mar.

O projeto de instalação da Escola do Mar dos Açores foi apresentado pelo seu coordenador, João Fernando Castro, que deu a conhecer os seus objetivos e enquadramento, num projeto em que o Governo Regional dos Açores, a Câmara Municipal da Horta, o DOP e a Escola Náutica Infante D. Henrique são parceiros.

Para o Presidente da Câmara Municipal da Horta e da Comissão Municipal para os Assuntos do Mar, “trata-se de uma mais-valia para o Faial e para os Açores e é fundamental a existência de um sistema de ensino que qualifique as pessoas”.

Da agenda dos trabalhos foram destacados os eventos náuticos que valorizaram recentemente a ilha em termos de reconhecimento internacional, com a realização da Regata Internacional de Botes Baleeiros, o Campeonato Nacional de Access e a Regata Les Sables/ Horta.

Estes eventos, afirmam os parceiros, permitem intensificar ligações e projetar o Faial e os Açores ao nível não apenas do iatismo, mas igualmente em termos culturais e económicos, com a exposição e degustação de produtos faialenses em Sables d’Olonne.

A Comissão fez, também, um ponto de situação do projeto SEAWATCH de assistência a banhistas durante a época balnear nas ilhas do Triângulo, desenvolvido em parceria através da Associação de Municípios do Triângulo.

Fonte: Município da Horta