“Passeio em torno da ruralidade” já este sábado

“Passeio em torno da ruralidade” já este sábado

21 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Biblioteca Municipal Ernesto do Canto e em parceria com a Junta de Freguesia de Candelária, irá realizar, no âmbito da Semana Cultural da Candelária, um passeio pedestre, no dia 25 de julho, sábado, intitulado “Em torno da ruralidade”, que pretende dar a conhecer aspetos da vida rural desta freguesia.
Esta visita será guiada pelo Historiador José de Almeida Mello, num percurso de grau fácil, que terá uma duração de cerca de 3 horas.
Estão disponíveis, para este passeio, 45 vagas, para as quais se garante o transporte em autocarro e cujo ponto de encontro é nos Paços do Concelho, pelas 9h30.
Quanto aos restantes interessados, que não conseguirem assegurar, a tempo, o seu lugar no autocarro, poderão deslocar-se em viaturas próprias de modo a estarem, às 10h00, junto ao Jardim do Canto Redondo para o início do passeio.
O Passeio da Ruralidade irá contar com a participação de uma pequena charanga de músicos locais, de um burro e do seu dono, carroça, e ainda figurantes com trajes de trabalho rural.
Neste passeio os participantes poderão visualizar casas de arquitetura rural sem reboco ou seja com a pedra há mostra bem como estruturas agrárias ao seu redor, e as atividades do dia-a-dia presentes na: Rua do Cemitério (Visita ao primitivo Cemitério); Rua da Fonte; Rua do Paraíso (Visita a um quintal e estruturas agrárias de uma família local); Rua da Fonte – Grota da Tia Hermínia; Calçada (Pias de lavar roupa); Largo da Igreja (de Nossa Senhora das Candeias); Rua da Igreja; Grota Grande; Pico (Pias de lavar roupa); Grotinha; Pico (Moinho de vento – Ruinas); Eira Velha; Caminho Velho; Estrada Regional (Moinho de vento – Bibi) e Ramal da Igreja.
Todos os interessados em participar no passeio “Em torno da ruralidade” deverão inscrever-se contactando a biblioteca municipal (296286879) de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30, a Sinagoga – Núcleo Cultural e Museológico de Ponta Delgada (296304400) de segunda a sexta-feira, das 13h00 ás 16h15 ou através do email andreborges@mpdelgada.pt.
No momento da inscrição, os interessados, deverão indicar o primeiro e último nome, número de telemóvel/telefone e email.
A Junta de Freguesia de Candelária oferece a todos os participantes uma refeição ligeira, que terá lugar no toldo junto da Igreja de nossa Senhora das Candeias, no final do percurso.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada