Livramento acolhe ordenação do primeiro sacerdote saído do Centro Missionário em Ponta Delgada

Livramento acolhe ordenação do primeiro sacerdote saído do Centro Missionário em Ponta Delgada

15 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

O Bispo das Forças Armadas preside à ordenação de Gil Silva, dia 25 de julho

Gil Silva, 32 anos, vai ser o primeiro sacerdote açoriano da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus oriundo do Centro Missionário de Ponta Delgada, onde ingressou quando completou o 12º ano.

A ordenação que será presidida pelo Bispo das Forças Armadas, D. Manuel Linda, será celebrada na igreja do Livramento, no dia 25 de julho, às 19h00, um dia que a próquia viverá como o Dia da Comunidade com várias atividades socio-culturais já definidas, entre concertos, peças de teatro, e um jantar partilhado.

Na cerimónia, aberta a toda a comunidade, concelebrarão diferentes sacerdotes, entre eles o novo superior provincial da Congregação em Portugal, Pe José Agostinho de Figueiredo Sousa, para além dos sacerdotes residentes nesta comunidade de Ponta Delgada, a única dentro da diocese de Angra e que é composta atualmente por cinco padres.

Gil Alfredo Silva nasceu no Canadá em 1883 e veio para os Açores, mais concretamente para a paróquia da Conceição, na Ribeira Grande, três anos e meio depois. Fez o seu ingresso no Centro Missionário quando terminou o 12º ano na Escola Secundária da Ribeira Grande, embora o primeiro contacto com esta comunidade tenha sido por volta dos 13 anos, quando frequentou um retiro para jovens catequizandos.

Em 2000 viveu durante um ano no Centro Missionário e quando completou os estudos secundários ingressou no Seminário do Porto, depois lisboa e atualmente é membro da comunidade do Seminário Pe Dehon, em Rio Tinto.

Professou os seus votos para ingressar na vida religiosa em 2005. Durante a sua formação desenvolveu trabalho pastoral, orientado pelas comunidades onde viveu e esteve um mês em Moçambique ao abrigo de um programa de leigos dehonianos.

Recorde-se que o Bispo de Angra, D. António de Sousa Braga, é membro desta Congregação

Fonte: Igreja dos Açores