Luís Cabral destaca criação de mais de 200 vagas para enfermeiros em dois anos nos Açores

Luís Cabral destaca criação de mais de 200 vagas para enfermeiros em dois anos nos Açores

13 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

4605O Secretário Regional da Saúde afirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que o Serviço Regional de Saúde criou em 2014 e vai ainda criar até ao final deste ano oportunidades de trabalho para mais de duas centenas de enfermeiros, tendo em conta o início de exercício em funções ocorrido em 2014 e o previsto para 2015.

Luís Cabral, que falava na cerimónia de entrega de diplomas do 4.º Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de Licenciado em Enfermagem, salientou que o Serviço Regional de Saúde “colocou 58 enfermeiros” nas Unidades de Saúde de Ilha e nos Hospitais da Região, estando em curso “processos que visam a admissão de um número significativo de novos enfermeiros, quer para a abertura de novos serviços, quer para limitar o número de horas extraordinárias”.

Na sua intervenção, Luís Cabral destacou ainda o acordo de cooperação entre a Ordem dos Enfermeiros e a Secretaria Regional da Saúde, que “visa a dotação segura de enfermeiros em todas as unidades de saúde da Região Autónoma dos Açores, assim como a dotação de enfermeiros especialistas nessas unidades”.

“Este é um projeto que permitirá apurar as necessidades das unidades de saúde e dos hospitais dos Açores, de modo a proporcionar uma melhor resposta dessas unidades ao cuidado dos utentes”, frisou.

O responsável pela pasta da Saúde destacou o facto de as escolas superiores de Enfermagem conseguirem interpretar esta nova realidade, “alargando a resposta na formação de ativos, de modo a preparar os enfermeiros para os novos desafios que se colocam”.

“Podemos, por isso, dizer que, nos Açores, a profissão de enfermeiro é hoje reconhecida desde a universidade até à sua ação nas unidades de saúde, nas mais variadas funções, o que para o Governo dos Açores é um orgulho salientar”, afirmou Luís Cabral.

GaCS/AIC