“Contratações de enfermeiros são um investimento”, afirma Luís Cabral

“Contratações de enfermeiros são um investimento”, afirma Luís Cabral

13 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

4612O Secretário Regional da Saúde afirmou, em Ponta Delgada, que é “previsível” que o Serviço Regional de Saúde continue a contratar enfermeiros, uma vez que “as contratações são encaradas como investimentos e não como despesa” na medida em que “possibilitam reduzir os custos, principalmente pelo seu caráter preventivo”.

Luís Cabral, que falava sábado, à margem da cerimónia que assinalou o final do 13.º Curso de Enfermagem, frisou que a contratação de enfermeiros garante “melhores cuidados de saúde”.

O Secretário Regional destacou ainda a diferenciação que existe relativamente à especialização dos enfermeiros, assim como na “vocação quanto a cuidados domiciliários e cuidados em proximidade”.

Luís Cabral salientou, por isso, o “papel fundamental” dos enfermeiros nos cuidados de saúde primários, especialmente na componente da prevenção, “o que resulta exatamente em mais uma razão para a aposta na contratação dos profissionais desta área”.

O tutelar da pasta da Saúde reafirmou a importância  do acordo com a Ordem dos Enfermeiros, que vai permitir dotar as Unidades de Saúde da Região com um número de enfermeiros considerado adequado, de modo a “proporcionar uma melhor resposta dessas unidades ao cuidado dos utentes”.

O Secretário Regional da Saúde frisou o facto de as contratações de enfermeiros em 2014 e as previstas para 2015 somarem mais de 200 postos de trabalho no Serviço Regional de Saúde.

GaCS/AIC