RIBEIRA GRANDE ENTRE OS FINALISTAS À CONQUISTA DO PRÉMIO MUNICÍPIO DO ANO

RIBEIRA GRANDE ENTRE OS FINALISTAS À CONQUISTA DO PRÉMIO MUNICÍPIO DO ANO

8 de Julho, 2015 Não Por Azores Today

A Ribeira Grande está nomeada para o prémio Município do Ano 2015, um concurso promovido pela Universidade do Minho e que visa distinguir os municípios que se destaquem na perspetiva de divulgação de boas práticas nos domínios do território, sociedade e economia.

O município da Ribeira Grande figura entre os finalistas na categoria Regiões Autónomas, uma das nove a concurso, candidatando-se com o projeto “Ribeira Grande: Portas de entrada para a natureza do vulcão do Fogo”. Os vencedores serão conhecidos quinta-feira, 9 de julho, numa gala a realizar no Teatro Circo, em Braga.

O projeto apresentado realça os esforços desenvolvidos ao nível da valorização, educação ambiental e conservação do património natural do concelho, entre os quais se destacam os trabalhos de manutenção, geoconservação e de promoção da educação e sensibilização ambiental na Caldeira Velha.

Reflete ainda a implantação de percursos pedestres interpretativos no Pico Queimado e Ponta do Cintrão, fomentando e incrementando as atividades recreativas e turísticas, bem como o desenvolvimento socioeconómico das populações locais.

A Câmara da Ribeira Grande tem vindo a desenvolver, junto com o Parque Natural de São Miguel e com o Geoparque Açores, diversos trabalhos com a finalidade de preservar e conservar a biodiversidade e a geodiversidade destes sítios.

O desenvolvimento destes trabalhos permitiu criar cerca de quarenta postos de trabalhos, vinte e dois deles regulares ao nível da manutenção e preservação do monumento natural da Caldeira Velha e a recente criação de dois trilhos municipais.

O sucesso desta aposta ficou patente ao longo do ano de 2014, durante o qual a Caldeira Velha recebeu cerca de 100 mil visitantes, sendo o monumento natural dos Açores que regista maior número de entradas.

Fonte: Câmara Municipal Ribeira Grande