ùltimas Notícias

BE questiona Governo Regional sobre financiamento da tripolaridade da UAç

O Bloco de Esquerda quer saber quando será concretizado o contrato entre o Governo Regional e a Universidade dos Açores para o crescimento económico e criação de emprego, no valor de 1 milhão de euros, que foi aprovado no âmbito do Plano Anual Regional para o ano de 2015.

Numa pergunta enviada hoje ao executivo regional, a deputada do Bloco de Esquerda quer ainda saber, exactamente, que verbas foram transferidas para Universidade dos Açores nos anos de 2014 e 2015, e em que data foram efectuadas estas transferências.

O requerimento do BE salienta que a triploridade da Universidade dos Açores, constituída pelo pólo de S. Miguel, Terceira e Faial, é uma mais-valia em termos de desenvolvimento económico-social e cultural das várias ilhas onde se encontra, bem como, é  parte de um desiderato fundamental da autonomia administrativa e política na Região Autónoma dos Açores, e considera ser uma obrigação institucional do Governo Regional contribuir para a manutenção e reforço da tripolaridade, principalmente num momento em que a Universidade atravessa uma difícil situação económica e financeira.

O BE lembra ainda que, ao longo dos últimos anos, apresentou propostas de aumento da verba a transferir para a UAÇ pelo Orçamento Regional – assim como o fizeram outras forças políticas – mas que, lamentavelmente, foram rejeitadas pela maioria do PS.

Fonte: BE Açores

Ver também

Lamentos de um poeta prisioneiro no seu próprio lar de Victor Rui Dores – Tanslated by Katharine Baker

Fonte: RTP Açores (clique neste link para ver o video)