Presidente da Câmara entrega Prémios de Mérito a cinco estudantes do ensino não superior do concelho de Ponta Delgada

Presidente da Câmara entrega Prémios de Mérito a cinco estudantes do ensino não superior do concelho de Ponta Delgada

27 de Junho, 2015 Não Por Azores Today

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada entregou, esta sexta-feira, os Prémios de Mérito do Município a cinco estudantes do ensino não superior do concelho. Uma iniciativa inédita nos Açores que, segundo José Manuel Bolieiro, é para continuar.
A cerimónia solene de entrega dos diplomas decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada com a presença de pais e professores dos cinco alunos premiados dos vários níveis de ensino, desde o primeiro ao terceiro ciclos, passando pelo secundário e ate ao ensino profissional.
José Manuel Bolieiro referiu que a opção da Autarquia surge pela necessidade de se distinguir e reconhecer publicamente os melhores de entre os melhores, e de todos níveis de ensino. Iniciativa que considerou como um incentivo aos estudantes que agora receberam os diplomas de mérito, mas também a todos os outros para que consigam chegar ao mérito.
O Presidente da Câmara felicitou os alunos, os pais e os professores, sublinhando que a distinção agora decidida pela Autarquia, e com base jurídica, constituiu “a felicidade de uma comunidade inteira e mais um passo em frente que o Poder Local dá em prol do sucesso no processo educativo do concelho de Ponta Delgada”.
“É um orgulho para a Câmara de Ponta Delgada poder participar ativamente no sucesso do processo educativo do nosso concelho. É um orgulho colocarmos ao serviço da Educação – uma das nossas grandes prioridades – o trabalho que desenvolvemos na nossa Autarquia, o que decorre da nossa forma humilde trabalhar com todos e para todos” – acentuou.
O Presidente, que fez questão de agradecer a todos os colaboradores da Câmara que estiveram envolvidos neste processo, desde o jurista Nuno Dias à Chefe da Divisão de Desenvolvimento Social, Margarida Pais, destacou “o importante papel” do Vice-presidente, Fernando Marques Fernandes na concretização de mais um objetivo da Autarquia em prol da Educação.
“Estamos perante mais uma iniciativa pioneira nos Açores que temos orgulho em concretizar , sobretudo graças ao saber, ao conhecimento e à experiência do Vice-Presidente da nossa Autarquia que, em boa hora, aceitou fazer da nossa equipa e do nosso projeto para Ponta Delgada. Um projeto que coloca a Educação no topo das prioridades” – frisou José Manuel Bolieiro.
Reconhecendo publicamente o esforço e dedicação de Fernando Marques Fernandes em todo o trabalho desenvolvido ao nível educativo em todo o concelho, o Presidente recordou, ainda, o trabalho do Conselho Local de Educação e sublinhou que, assim, “vale a pena o esforço”.
Dirigindo-se aos alunos, pais e professores, disse que “vale a pena fazermos bem, porque o reconhecimento virá das famílias e de instituições que, como a Câmara de Ponta Delgada, que premeiam o mérito no espírito de universalidade, sem excluir ninguém e distinguindo os melhores de entre os melhores do nosso concelho”.
Para José Manuel Bolieiro, também o Poder Local tem obrigação de trabalhar para a construção de um melhor sistema educativo, contribuindo para que, nos bancos da escola, já se comece a ter uma cidadania ativa e participativa.
“Hoje, os nossos alunos viram o seu mérito premiado. A partir de hoje, vão olhar o Poder Local, e a política, com outros olhos. É assim que conseguimos também contribuir para uma cidadania ativa e participativa, envolvendo a nossa comunidade. Este é primeiro ano da entrega de Prémios de Mérito Escolar por parte do nosso Município. Uma iniciativa que é para continuar, porque Ponta Delgada representa a massa crítica dos Açores e temos de dar exemplos e passos pedagógicos que sirvam de exemplo para todos os alunos desta Região”.
A cerimónia que terminou com três momentos musicais, por alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada, premiou João Lucas Furtado, do Externato “A Passarada” (1º Ciclo do Ensino Básico), Inês Pires e Castro, do Colégio do Castanheiro (2º Ciclo do Ensino Básico), Daniela Soares e Ribeiro, da Escola Antero de Quental (3º Ciclo do Ensino Básico), Catarina Sousa Lima Berquó de Aguiar, da Escola Domingos Rebelo (Ensino Secundário) e Alexandra Machado Pereira Branco, da MEP-Escola Profissional Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada (Ensino Profissional).