Tibério Dinis, na inauguração do Trilho da Rocha do Chambre

Tibério Dinis, na inauguração do Trilho da Rocha do Chambre

23 de Junho, 2015 Não Por Azores Today

_MG_8242Potenciar o turismo de natureza é essencial à valorização do Concelho da Praia da Vitória e da Ilha Terceira”

O vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória, Tibério Dinis, sublinha que o Turismo de Natureza é um segmento importante para a valorização do Concelho e da Ilha.

Falando na inauguração do Trilho da Rocha do Chambre, o autarca praiense com responsabilidade na área turística apelou também à união na promoção dos principais produtos turísticos da ilha.

A Ilha Terceira não tem realizado uma aposta forte no segmento do turismo de natureza. Tem apostado noutras áreas e tentado diferenciar-se do restante arquipélago sem sucesso. A par disto, não pode continuar a ter as suas duas portas de entrada – aérea e marítima – condicionadas. Continuamos a não oferecer condições de receção, nomeadamente ao turismo de cruzeiros e a utilização da Base das Lajes continua condicionada pela sua natureza militar”, argumentou.

Apesar de muitos esforços e boa vontade de um conjunto de entidades públicas e privadas e apesar da riqueza e diversidade da Ilha Terceira, tem de existir uma união forte nos principais produtos turísticos a serem oferecidos pela ilha a quem nos visita”, salientou Tibério Dinis na inauguração do percurso pedestre, que decorreu na tarde de terça-feira, 16 de junho, na freguesia dos Biscoitos.

O número de trilhos homologados na ilha é claramente insuficiente”

O vereador do Turismo referiu a importância do Trilho da Rocha do Chambre, enquanto reforço da oferta turística do Concelho, contribuindo para a valorização do mesmo.

Este trilho, caracterizado pela sua localização geográfica, encontra-se inserido numa área protegida que apresenta uma grande diversidade de espécies endémicas, o que o torna singular no que concerne ao turismo de natureza”, disse Tibério Dinis.

A contínua aposta do Município na descentralização turística, com enfoque nas freguesias, constitui uma das medidas promotoras do desenvolvimento rural. Neste sentido, o Trilho da Rocha do Chambre vem diferenciar a freguesia dos Biscoitos pela promoção turística que oferece no interior da ilha, para além de todo o património vitivinícola e zona balnear aprazível que a caracteriza”, explicou.

O responsável municipal mencionou que o concelho da Praia da Vitória detém, neste momento, três trilhos homologados, nomeadamente o Trilho das Baías da Agualva; o da Rocha do Chambre e o das Relheiras de São Brás, integrados nos restantes três percursos pedestres existentes na ilha.

Existe a clara necessidade de mais trilhos homologados na Praia da Vitória e na Ilha Terceira, o número de trilhos homologados na ilha é claramente insuficiente e abaixo da média regional. Neste sentido, pretendemos reforçar a oferta deste produto a breve trecho e numa lógica de ilha, nomeadamente com a criação de mais um trilho na Freguesia dos Biscoitos, desta feita um trilho costeiro, e, iremos iniciar desde já os trabalhos para que sejam criados mais dois trilhos de Pico Alto e Morro Assombrado”, salientou Tibério Dinis.

Com a criação de trilhos pedestres, é possível dar a conhecer, à população local e a quem nos visita, a diversidade de recursos naturais que caracterizam a nossa Região, contribuindo para o incremento da prática de atividades de lazer ao ar livre e consequente promoção do bem-estar e qualidade de vida da comunidade”, referiu.

A inauguração deste percurso resulta do conjunto de esforços de diversas entidades, designadamente o Governo Regional, através da Direção Regional do Turismo; Direção Regional de Ambiente; Direção Regional das Florestas; Parque Natural da Ilha Terceira; Obras Públicas; Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente; e Secretaria Regional de Turismo e Transportes.