Andreia Cardoso reafirma esforço do Governo na implementação da Rede de Cuidados Continuados Integrados

Andreia Cardoso reafirma esforço do Governo na implementação da Rede de Cuidados Continuados Integrados

11 de Junho, 2015 Não Por Azores Today

4420A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou hoje, em Ponta Delgada, que o Governo dos Açores tem vindo a desenvolver, no último ano, um “trabalho exaustivo” ao nível da regulamentação e da implementação da Rede de Cuidados Continuados Integrados.

Andreia Cardoso, que falava na cerimónia de assinatura de protocolos nesta área com a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada e com a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa, sublinhou que o trabalho efetuado implicou um redimensionamento da rede, alargando-a a todo o arquipélago.

Na cerimónia, que contou também com a presença do Secretário Regional da Saúde, Luís Cabral, a governante frisou que este alargamento foi desenvolvido de “forma consistente”, além de ter sido “fundado nos princípios de exigência que estão subjacentes à prestação deste tipo de cuidados”.

Uma articulação, segundo disse, que é realizada ao nível da agilização de procedimentos entre as unidades de saúde, os hospitais, os centros de saúde, as IPSS, as misericórdias e o Instituto de Segurança Social dos Açores, facultando uma triagem efetiva dos casos considerados de cuidados continuados.

Para a Secretária Regional da Solidariedade Social, o grande desafio é “ter serviços de apoio ao domicílio quer na rede de cuidados continuados, quer no âmbito da rede de apoios sociais, isto é, nos dois domínios, para serem capazes de promover o acolhimento no domicílio, que é fundamental e prioritário, e nos casos em que tal não é possível, o encaminhamento para as unidades residenciais”.

Nesse sentido, o Governo Regional vai apresentar para aprovação na Assembleia Legislativa um diploma “para que seja do conhecimento público um conjunto de regras relativas às instalações deste tipo de unidades e, também, o quadro de pessoal afeto, que é fundamental”, revelou Andreia Cardoso.

“É deste investimento em equipamentos e recursos humanos e nestas parcerias, que são fundamentais, que vai resultar uma melhoria da qualidade do serviço que se presta a este nível”, acrescentou a Secretária Regional.

GaCS/LM