Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória realiza exercício na Marina da Praia da Vitória

Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória realiza exercício na Marina da Praia da Vitória

3 de Junho, 2015 Não Por Azores Today

Marina da Praia 2reduzidaNa manhã do próximo sábado, 06 de junho, decorre o Exercício Marina 2015, organizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Praia da Vitória (SMPCPV). Esta iniciativa visa testar a organização de resposta, por parte dos agentes de proteção civil e entidades de apoio, aquando da ocorrência de situações de emergência na zona da Marina.

A atividade consiste num exercício, que prevê o desencadeamento de ações operacionais associadas à evolução hipotética de uma emergência, decorrente da passagem de uma superfície frontal fria, na infraestrutura da Marina.

O exercício realiza-se em formato LivEx, considerando o princípio de unidade de comando, que determina que todos os agentes de proteção civil atuam no plano operacional, articuladamente sob um comando único, sem prejuízo da respetiva dependência hierárquica e funcional.

Participam também no evento a Capitania do Porto da Praia da Vitória, a Polícia Marítima, o Corpo de Bombeiros; a Polícia de Segurança Pública (PSP), os Portos dos Açores e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O exercício contará ainda com a presença dos colaboradores da Marina, com o intuito de testar a articulação entre todos os intervenientes.

O SMPCPV tem como competências a prevenção e a atenuação dos riscos coletivos aquando da ocorrência de acidente grave ou catástrofe, a prestação de socorro e assistência a pessoas e outros seres vivos, que se encontrem em situação de perigo, e o apoio na reposição da normalidade da vida das pessoas afetadas por acidente grave ou catástrofe.

Em 2015, o SMPCPV pretende reforçar o trabalho desenvolvido no ano transato, apostando na formação dos colaboradores do Município e na realização de exercícios e de simulacros.

Fonte: Câmara Municipal da Praia da Vitória