“Livro de Maria da Conceição Caleiro é testemunho da cultura” diz o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada

“Livro de Maria da Conceição Caleiro é testemunho da cultura” diz o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada

29 de Maio, 2015 Não Por Azores Today

O Vice-Presidente da Autarquia de Ponta Delgada , Fernando Marques Fernandes, na ausência do Presidente José Manuel Bolieiro, esteve presente no lançamento do Livro “Até para o ano em Jerusalém”, de Maria da Conceição Caleiro, esta quinta-feira, no Museu e Arquivo Documental da Memória Judaica nos Açores (Sinagoga).
Neste lançamento, o Vice-Presidente começou por elogiar a autora e a obra lançada, afirmando que “a Sinagoga é um testemunho na terra de Antero, Natália, Emanuel Jorge Botelho e Renata Correia Botelho de alteridade, de tolerância, de respeito pelo outro, de verdadeiro amor pela humanidade. O mesmo testemunho para que a obra de Maria da Conceição Caleiro nos remete: o testemunho da cultura”.
Fernando Marques Fernandes, durante a sua intervenção, lançou algumas perguntas como: “Por que devemos preservar a cultura? Por que devemos cuidar da cultura?”. Questões que, se socorrendo às palavras da autora desde romance, o Vice-presidente acabou por concluir: “Por tudo. Porque sim”.
O Vice-Presidente da Autarquia relevou ainda e testemunhou a importância de Jorge Delmar e de José de Mello, dois dos presentes nesta que foi a primeira cerimónia oficial após a inauguração da Sinagoga de Ponta Delgada como Museu e Arquivo Documental da Memória Judaica nos Açores, num processo que “permitiu à Câmara Municipal disponibilizar a todos aquele espaço, num exercício de governança que corporiza o ideal de serviço público”.
Por seu lado, a autora deste romance, Maria da Conceição Caleiro, proferiu umas breves palavras que não deixaram de parte a evocação da memória de Fátima Sequeira Dias, após a abertura da cerimónia, por parte de José de Mello, da apresentação do livro, feita por Carlos Machado, da leitura de excertos da obra, Paulo Lages, e da leitura da apresentação do livro (apresentação esta escrita por Renata Correia Botelho) por Leonor Sampaio.
O livro “Até para o ano em Jerusalém”, de Maria da Conceição Caleiro, e agora lançado na Sinagoga de Ponta Delgada, está a ser promovido pela livraria “Leya no Solmar”.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada

 

http://www.cm-pontadelgada.pt/Site/FrontOffice/default.aspx?module=News/News&id=93267“Livro de Maria da Conceição…

Publicado por Câmara Municipal de Ponta Delgada em Sexta-feira, 29 de maio de 2015