Isabel Rodrigues destaca importância do programa Educação Empreendedora, que já envolveu 10 mil alunos nos Açores

Isabel Rodrigues destaca importância do programa Educação Empreendedora, que já envolveu 10 mil alunos nos Açores

29 de Maio, 2015 Não Por Azores Today

4325A Secretária Regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares anunciou hoje, em Ponta Delgada, que o projeto ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!’, uma iniciativa do Governo dos Açores, já envolveu mais de 10 mil alunos de todas as ilhas nas suas cinco edições.

“Estes números são importantes porque revelam a dimensão do programa e são testemunho e evidência da importância que atribuímos a este projeto e dos recursos que alocamos para a sua realização”, afirmou Isabel Rodrigues.

A Secretária Regional falava na sessão de abertura do Concurso Regional Ideiaçores 2015, que também contou com a participação do Secretário Regional da Educação e Cultura, Avelino Meneses.

Este concurso de ideias de negócio inovadoras, que decorre hoje na Universidade dos Açores com a participação de 89 alunos e professores de 29 escolas da Região, culmina a edição deste ano do programa ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!’.

Este ano, participaram neste programa cerca de 2.500 alunos e professores de todos os graus de ensino.

O programa, segundo Isabel Rodrigues, visa “desenvolver nas crianças e jovens um conjunto de capacidades, como a iniciativa, o assumir riscos, a autoconfiança na execução de projetos, que se traduzem, quando adultos, numa capacidade empreendedora que reverte, naturalmente, a favor do desenvolvimento da Região”.

Por seu lado, o Secretário Regional da Educação e Cultura defendeu que atualmente, ao contrário do passado, a “chave” da riqueza das nações “é o conhecimento”.

“A chave da riqueza das nações é o Homem. O seu ativo mais importante é o cérebro, de onde brotam as ideias que trazem inovação. É a inovação que faz mudar o mundo”, frisou Avelino Meneses.

Na sua intervenção, salientou que “os tempos estão a mudar”, acrescentando que “longe vai o tempo em que tudo dependia do Estado, longe vai o tempo em que o Estado era visto como uma entidade salvadora”.

“Hoje é cada vez mais difícil que isto aconteça. Os empregos por conta de outrem são, cada vez mais, incertos”, frisou, pelo que “é preciso incutir nas crianças, nos jovens e nos adultos o sentido da iniciativa e o empreendedorismo não é mais do que isso”.

Para Avelino Meneses, é esse sentido de iniciativa que é necessário “passar para as gerações mais novas, para que elas tenham responsabilidade económica e para que, ao saírem dos estabelecimentos de ensino, sejam médios ou superiores, possam ser promotores de iniciativa e construtores dos seus próprios empregos”.

O programa ‘Educação Empreendedora: O Caminho do Sucesso!’ é uma iniciativa do Governo dos Açores, através das direções regionais da Juventude e da Educação, com a participação da SDEA e da GesEntrepreneur, empresa especializada em Educação em Empreendedorismo, que elaborou o pacote didático de todo o projeto.

GaCS/SF