CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA RENOVA APOIO FINANCEIRO ÀS FESTAS DE SANTO ANTÓNIO

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA RENOVA APOIO FINANCEIRO ÀS FESTAS DE SANTO ANTÓNIO

29 de Maio, 2015 Não Por Azores Today

A abertura oficial das Festas de Santo António 2015, está agendada para o dia 10 de junho, dia em que se assinala o dia de Portugal, Camões e Comunidades. A cerimónia de abertura está assim agendada para as 20h30, na igreja de Santo António no Convento dos Franciscanos.

Considerando estas festas uma referência e um marco na história das festividades, uma vez que já vai na sua 24ª edição, a Câmara Municipal de Lagoa manteve, deste modo, o apoio financeiro à realização das Festas de Santo António 2015 no montante de 20 mil euros, à semelhança dos anos anteriores.

A Presidente da edilidade lagoense, Cristina Calisto Decq Mota, considera que estas são festividades que marcam o cartaz cultural e turístico do concelho, constituindo motivo de visita de milhares de pessoas para assistir ao desfile das coloridas marchas que dão cor e alegria às principais artérias da cidade e que de ano para ano têm melhorando substancialmente quer em termos de qualidade, quer em termos de quantidade.

Refira-se que estas festas populares são organizadas pela Junta de Freguesia de Santa Cruz, com o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Lagoa e do Centro Regional de Apoio ao Artesanato, e habitualmente juntam instituições de solidariedade social, desportivas e culturais locais e também a participação de muitas escolas do concelho. A envolvência de inúmeras pessoas num autêntico espírito de confraternização, em prol da dignificação cultural da Lagoa, é outra das suas particularidades, preservando e mantendo vivas as mais genuínas tradições, fazendo das mesmas um importante cartaz turístico desta cidade e um dos eventos âncoras da cidade de Lagoa.

De salientar, que, a 24ª edição das Comemorações de Santo António 2015, conta com um diversificado cartaz, destacando-se para além do dia 10, o dia 11 de junho com a abertura da Feira de Artesanato, do Concurso “Aromas e sabores Artesanais” e das Exposições Individuais, a partir das 20h30. Igualmente destaca-se o dia 12 de junho que pelas 19h00 assistir-se-á à missa solene em honra de Santo António, com cerimónia da “Bênção dos Noivos” na igreja do Convento dos Franciscanos, seguindo-se de procissão.

Já no sábado, dia 13 de junho, pelas 21h00, um dos pontos mais altos destas festividades, será o desfile e atuação das marchas de Santo António dos adultos, sendo que o desfile e atuação das marchas de crianças será no domingo, dia 14 de junho a partir das 18h00.

A festa encerra na noite de domingo, “Noite Popular de Santo António”, com a típica distribuição de sardinhas grelhadas e pão de milho, seguindo-se a animação musical com a atuação da Tuna Académica da Universidade dos Açores “Os Tunídeos”.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa