Festas da Graciosa | Nossa Senhora da Vitória (Com Vídeo)

27 de Maio, 2015 Não Por TCF Informacao

Ermida e Imagem de Nossa Senhora da Vitória renovam-se.

Ontem foi dia de festa na Vitória, com a habitual procissão em honra a Nossa Senhora Vitória aliou-se, também, a inauguração da recuperação do interior da ermida que foi edificada em 1623, tendo em conta a tentativa de saqueamento, por parte de piratas, à Ilha Graciosa, bem como a recuperação da imagem da padroeira.

A data é de 19 de maio de 1623, altura em que os graciosenses viam-se a braços com uma tentativa pirata de saquear o trigo que a ilha era fértil em produzir, mas a força dos que por cá viviam fez com que os mouros fossem expulsos e assim a conquista de uma importante vitória para a Ilha Graciosa, daí o nome da localidade pertença da freguesia de Guadalupe.

A tarde foi de clima de festa, apesar do tempo não ter ajudado, já a procissão ia a meio, mas mesmo assim a fé dos presentes “falou” mais alto e desde a ermida de Nossa Senhora da Vitória até à Igreja de Santo António a procissão continuou e é caso para referir que em dia de recuperação da ermida e da imagem de Nossa Senhora da Vitória, o tempo foi de bênção.

Sérgio Mendonça, pároco da localidade realçou a persistência daquela pequena comunidade, bem como de muitos outros que ajudaram e permitiram a realização destas intervenções e que sem eles não seria possível realizar as mesas. Ao dar batatas, couves e muitos outros ingredientes, realizaram-se jantares para a angariação de fundos que agora se traduzem numa ermida e imagem completamente renovada e que já necessitavam.

Miguel Perez é, também, um dos outros protagonistas na recuperação desta e de mais 6 ermidas da Ilha Graciosa. Para o responsável pela coordenação dos trabalhos e pelo trabalho em si, houve uma tentativa de colocar cores mais quentes na ermida para que as pessoas se sintam mais confortáveis e em “casa”, não destoando as cores base que a ermida tinha, nomeadamente o verde e o azul que de forma mais suave permanecem na capela.

Nós estivemos presentes, como sempre, e trazemos toda a reportagem!