Bolieiro acredita que seniores têm conhecimentos valiosos para quem está no ativo

Bolieiro acredita que seniores têm conhecimentos valiosos para quem está no ativo

23 de Maio, 2015 Não Por Azores Today

José Manuel Bolieiro, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, hoje, na sessão de encerramento do Seminário “O Cuidar da Pessoa Idosa”, promovido pelo Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, contestou “os conceitos ortodoxos dos idosos e da velhice. Atualmente, o sénior não é aquele que se sujeita à dependência dos ativos, mas sim aquele que tem conhecimentos necessários e valiosos para quem está no ativo ”.
“Os seniores não são um encargo para a sociedade, mas sim uma oportunidade de conseguir fazer melhor com o saber adquirido com a idade” – reforçou o Presidente da Autarquia.
José Manuel Bolieiro salientou que “é bom tirar dos seniores aconselhamentos úteis. Garantir no quotidiano das nossas decisões o saber e conhecimento de quem já viveu mais de modo a evitar o erro”.
“É preciso fomentar a solidariedade e a relação intergeracional, para um envelhecimento cada vez mais ativo e menos fragilizado. É importante ter políticas de envelhecimento ativo, que dão autoestima e são por si só uma prevenção da doença”, referiu o Autarca.
O Presidente de Ponta Delgada indicou ainda que “as políticas públicas podem e devem facilitar a acessibilidade e apoiar o convívio, combatendo o isolamento”.
“É neste sentido que a Câmara Municipal tem realizado encontros, convívios e atividades, em parceria com as Juntas de Freguesia, no sentido de aproveitar o conhecimento destes munícipes e combater o isolamento ” – afirmou José Manuel Bolieiro.
No final da intervenção, o Presidente do Município mostrou abertura, por parte da Autarquia, em “continuar a apoiar e a colaborar com instituições que ajudam a refletir sobre a necessidade de reorganização da sociedade em prol do bem estar dos nossos seniores e até mesmo da nossa sociedade em geral”.

Fonte: Câmara Municipal de Ponta Delgada