Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade assinalado amanhã no Parque Urbano

Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade assinalado amanhã no Parque Urbano

21 de Maio, 2015 Não Por Azores Today

Como forma de assinalar o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, que se comemora a 23 de maio, a Câmara de Ponta Delgada através do grupo PDL Saúde participa e apoia o Serviço de Nutrição da USISM – Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel, que vai realizar uma série de atividades alusivas à temática, amanhã, 22 de maio, no Parque Urbano da Cidade.
Esta foi uma iniciativa proposta pela Direção Regional de Saúde a todas as Equipas de Saúde Escolar das Unidades de Saúde Ilha, a que a Câmara de Ponta Delgada se quis associar com o objetivo de sensibilizar a população do Concelho, principalmente a mais jovem, para a problemática da obesidade.
Esta é uma das temáticas que tem vindo a ser trabalhada pelo Grupo PDL Saúde, razão pela qual a Autarquia respondeu prontamente ao convite contribuindo logisticamente para a realização deste evento.
Apesar dos bons resultados que se têm verificado na Região Autónoma dos Açores (RAA) nos últimos anos, na diminuição dos casos de excesso de peso e obesidade infantil, esta é uma problemática que não se pode negligenciar.
De acordo com dados de um estudo realizado em 2013 na RAA, o excesso de peso atinge 29,8% das crianças açorianas com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos, sendo que destas 12,7% são obesas.
É neste sentido que, no decorrer das atividades serão distribuídos flyers sobre estilos de vida saudável, realizados jogos alusivos ao tema, coordenados por professores de educação física, e serão depois distribuídos lanches saudáveis aos participantes.