Missa da Aurora mantém tradição e dá sentido à comunidade cristã dos Cedros

Dez 25, 2017 | Em destaque

Missa da Aurora mantém tradição e dá sentido à comunidade cristã dos Cedros

Pe. Bruno Rodrigues volta a celebrar antes do nascer do sol pelo quinto ano consecutivo

É caso único nos Açores e esta segunda feira, dia de Natal, voltou a ser celebrada pelo quinto ano consecutivo a Missa da Aurora, na paróquia de Santa Bárbara na freguesia dos Cedros, na ilha do Faial.

“É interessante e original mas tem um enorme sentido na medida em que se percebe que esta celebração marca a identidade e o ritmo desta comunidade” refere o Pe. Bruno Rodrigues, pároco nesta comunidade.

“Antigamente era assim, agora é que fazemos tudo ao fim do dia, mas neste dia de Natal gostamos de voltar às origens lembrando por exemplo a novena de Nossa Senhora do Parto que ainda hoje se celebra na Madeira”, recorda o sacerdote em declarações ao Igreja Açores.

A Missa da Aurora tem o seu guião próprio e foi animada pelo Grupo Coral da paróquia, terminando com a osculação simbólica ao Menino Jesus e, no final foram distribuídas pequenas lembranças aos participantes.

“É o momento que tenho nesta quadra para estar mais próximo das pessoas e desejar-lhes um feliz Natal” sublinha o Pe. Bruno Rodrigues que quer agora aproveitar a disponibilidade da comunidade para participar nesta celebração para levar a cabo um pequeno almoço comunitário.

“Há sempre um grupo de pessoas que a seguir à missa se junta de forma animada no café e toma o pequeno almoço em conjunto, expressando a alegria da quadra, mas seria interessante evoluirmos para um pequeno almoço comunitário” refere ainda.

A Missa da Aurora faz parte das quatro celebrações da Solenidade do Natal.

Fonte: Igreja Açores

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here