contador gratuito
Domingo , 25 Fevereiro 2018
Nova reitoria do Colégio Português em Roma toma posse Dez 19, 2017 | Manchete Açoriano Pe. Jorge Ferreira fez profissão de fé e juramento de fidelidade A comunidade do colégio Português,..

Nova reitoria do Colégio Português em Roma toma posse

Nova reitoria do Colégio Português em Roma toma posse

Dez 19, 2017 | Manchete

Nova reitoria do Colégio Português em Roma toma posse

Açoriano Pe. Jorge Ferreira fez profissão de fé e juramento de fidelidade

A comunidade do colégio Português, em Roma, celebrou, na passada quinta-feira, dia 14 de dezembro, a festa de Natal celebrada também no dia da tomada de posse oficial dos novos reitor e vice-reitor do Colégio, padres José Alfredo Patrício e Jorge Ferreira, respetivamente.

A festa começou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo secretário da Congregação para o Clero, D. Patron Wong e concelebrada pelos padres da comunidade. Participaram na celebração a comunidade religiosa das Irmãs Vitorianas que servem o colégio, os colaboradores e ainda alguns amigos, informa uma nota na página on line da instituição.

No final da missa, o P. José Alfredo Patrício, novo reitor, e o P. Jorge Ferreira, novo vice-reitor, fizeram a sua profissão de fé e o juramento de fidelidade, iniciando oficialmente a sua missão ao serviço do Pontíficio Colégio Português.

O padre José Alfredo Patrício, da diocese de Lamego, sucede na direção do Pontifício Colégio Português ao padre José Fernando Caldas, da Diocese de Viana do Castelo, uma transição que considerou “tranquila”.

O sacerdote, de 38 anos, foi nomeado para o cargo a 1 de dezembro, pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O padre José Alfredo Patrício nasceu a 25 de setembro de 1979; estudou Filosofia e Teologia em Roma, onde concluiu o mestrado em Direito Canónico, na Pontifícia Universidade da Santa Cruz; ordenado sacerdote no dia 30 de julho de 2005, na Diocese de Lamego, está agora a concluir o doutoramento em Direito Canónico na Pontifícia Universidade de Salamanca (Espanha).

Na Diocese de Lamego, o novo reitor do Pontifício Colégio Português foi pároco de Moura Morta, Cujo, Monteiras e Almofala (em Castro Daire), diretor do Gabinete de Imprensa da diocese e, para além de Defensor do Vínculo e Juiz do Tribunal Eclesiástico de Vila Real, foi vogal da direção da Associação Portuguesa de Canonistas.

Já o vice-reitor, de 37 anos é natural do Nordeste, Ilha de S. Miguel, nos Açores, nasceu a 8 de março de 1980; fez a sua formação no Seminário Episcopal de Angra e foi ordenado presbítero a 19 de junho de 2005. Depois de ter exercido por um ano a missão de pároco in solidum na Graciosa foi enviado para S. Miguel como pároco da Maia, Lomba da Maia e mais tarde Porto Formoso. Entretanto, foi Ouvidor de Fenais de Vera Cruz. Em setembro de 2013 foi enviado a Roma para fazer estudos em Sagrada Liturgia, no Pontificio Istituto Liturgico de Santo Anselmo, onde atualmente se encontra a fazer o seu doutoramento e colabora como professor assistente dos cursos de Pastoral Litúrgica e Matrimónio. Colabora também com o Ufficio Liturgico do Vicariato da Diocese de Roma na formação litúrgica para leigos.

O Pontifício Colégio Português, em Roma, foi criado pela Carta apostólica ‘Rei catholicae apud lusitanos’, do Papa Leão XIII, para alojar os padres enviados para Roma pelos seus bispos ou superiores, com o objetivo de aprofundarem os estudos nas várias áreas do saber humano e teológico.

Fonte: Igreja Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *