contador gratuito
Domingo , 25 Fevereiro 2018

BAIRRO DE S. PEDRO NA LAGOA ACOLHE FESTA DE NATAL

Nos próximos dias 16 e 17 de dezembro, vai decorrer uma festa de Natal no Bairro de S. Pedro, na freguesia de N. Sra. do Rosário, que envolve a participação daquela comunidade local na sua organização.

O propósito da realização desta iniciativa consiste, sobretudo, em valorizar aquele espaço e comunidade, numa perspetiva de inclusão social, bem como incutir os princípios e valores subjacentes à quadra natalícia junto dos moradores e daquela comunidade, fazendo com que sejam eles próprios a organizar e, principalmente, a valorizar o espaço da festa.

No âmbito da concretização desta iniciativa, aquela comunidade local pude contar também com a colaboração solidária da artista plástica Sofia de Medeiros, que concebeu o projeto da árvore de Natal ali fixada, com seis metros de altura e quatro metros de diâmetro. O conceito em causa visou valorizar os recursos endógenos da região, nomeadamente a madeira de criptoméria, bem como o artesanato local associado à temática do pachwork,, que está em destaque na exposição do Convento dos Franciscanos “Retalhos.” A ornamentação da árvore, ainda, será executada a partir de mangas de camisa de várias cores, recolhidas no bairro, e cuja união na árvore simboliza a união e o espírito de comunidade e partilha tão presentes na quadra natalícia, valores que se pretende incutir junto daquela comunidade.

Assim sendo, um programa diversificado de atividades está previsto realizar-se nestes dois dias e que são transversais a diversas áreas: social, cultural e educativa. No sábado, pelas 10h00, a autarquia irá proceder à pintura de poemas e prosas de Natal da autoria de Vitorino Nemésio e Daniel de Sá, nos muros da Praça do Bairro, como forma de dar a conhecer aqueles dois escritores açorianos àquela comunidade. Pelas 15h00, a tarde será dedicada às crianças, que poderão desfrutar de pinturas faciais, modeladores de balões e pulas-pulas. Ao público em geral, está prevista, também, muita animação musical, iniciando-se, pelas 16h30, com o grupo Som de Vento, seguida da cantata de Natal pelo Grupo de Cantares Tradicionais de Santa Cruz e pelo Grupo da Associação de Funcionários da Câmara Municipal de Lagoa. A inauguração da iluminação da árvore está agendada para as 17h30.

Já no domingo, dia 17 de dezembro, a festa inicia-se, pelas 15h00, com as referidas atividades infantis e, pelas 16h00, com a atuação da charanga dos Escuteiros n.º 1290 de Santa Cruz, seguindo-se pelas 16h30 o Espetáculo Infantil “Fire Clown com Malabaristas de Fogo”, com distribuição de brindes natalícios pelas crianças daquela comunidade, ali presentes, encerrando a festa com a atuação do Grujola.

Fonte: Câmara Municipal de Lagoa – Açores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *