Bispo de Angra celebra Natal na igreja Matriz da Horta

Bispo de Angra celebra Natal na igreja Matriz da Horta

Dez 16, 2016 | Açores

Festa do Senhor está a ser preparada com uma novena que começa esta quinta feira, dia 15

O bispo de Angra, que pela primeira vez vai presidir às celebrações natalícias como bispo residencial, celebrará o Natal do Senhor na Igreja Matriz do Santíssimo Salvador da Horta, na ilha do Faial.

A Missa, que terá transmissão em direto na RTP Açores e na RTP Internacional começa à meia noite do dia 24 e será animada pelo Grupo Coral Litúrgico, acompanhado pela Orquestra de Sopros da Matriz do Santíssimo Salvador. No dia 25, dia de Natal, a Eucaristia terá lugar às 18h00 e conta com a mesma animação litúrgica.

Depois da Missa Solene de Natal, D. João Lavrador inaugurará a Sala de Tesouro da Matriz do Santíssimo Salvador da Horta.

Trata-se de uma exposição de arte sacra (permanente) na Capela de Nossa Senhora de Lourdes e Sacristia-Mór, constituída por cerca de uma centena de peças de arte sacra de grande valor patrimonial. Entre as muitas peças expostas, podemos destacar a estante de Cantochão de 1742, as custódias da Matriz e da Ordem Terceira do Carmo, estatuária do século XVII e XVIII e muitas outras alfaias litúrgicas de grande valor.

A partir do próximo mês de Janeiro, a Sala do Tesouro poderá ser visitada nos dias úteis, no horário do Cartório Inter-paroquial e terá o preço simbólico de 2 euros para visitantes não residentes e turistas. A receita apurada destina-se a ajudar no pagamento das obras de conservação e restauro do imponente e majestoso templo da Matriz do Santíssimo Salvador, antiga Igreja-Colégio dos Jesuítas. Na visita turística está incluída a visita à Sacristia-Mor.

As celebrações natalícias na Igreja Matriz da Horta começam já esta quinta feira com a o programa de Natal centrado numa reflexão sobre a carta Misericórdia et mísera, do Papa Francisco.

No quarto domingo do Advento, às 17h00, realiza-se um Momento de Oração com a presença da relíquia da Beata Maria Clara do Menino Jesus, seguida de Missa solene com a bênção das imagens e objetos religiosos a oferecer no Natal.

No dia 30 de dezembro haverá terço meditado, às 17h30, seguido de Missa Solene da Sagrada Família de Nazaré e Bênção das Famílias. No dia 31 de dezembro o Te Deum será celebrado às 18h00, hora em que será celebrada a missa de ano novo no dia seguinte. O programa de Natal termina com a Festa do Santíssimo Salvador, titular da igreja Matriz da Horta, no dia 8 de janeiro com uma Cantata ao Santíssimo Salvador, pelas 17h00, seguida de Missa Solene da Epifania do Senhor, com a participação do Grupo Coral Litúrgico, acompanhado pela orquestra de Sopros da Matriz do Santíssimo Salvador.

Em toda a diocese será celebrado solenemente o Natal. Recorde-se que no ano passado D.João Lavrador, então bispo coadjutor de Angra, celebrou em Ponta Delgada, na Igreja Matriz de São Sebastião.

Ler Mais em: Igreja Açores